sexta-feira, janeiro 30, 2009

Um centro de informação para Ponte de Lima


A maior novidade do orçamento camarário para 2009 foi, na nossa opinião, a decisão de avançar para a construção de um "Centro de Informação e Conhecimento", espaço que substituirá a actual Biblioteca Municipal - que cumpriu a sua função mas cujas instalações são já exíguas e pouco ajustadas às suas funções. O novo espaço ficará situado na zona escolar, no terreno agora ocupado pela Escola do 1º Ciclo, uma localização óptima, devido à centralidade e proximidade com um dos públicos-alvo da infraesttutura os jovens estudantes.
Tal empreendimento pressupõe a saída da escola do local, estando já definido o terreno para a sua futura localização, na freguesia de Arca, na Quinta do Cruzeiro, junto ao Campo de Futebol com o mesmo nome.
Trata-se de uma excelente notícia, de um investimento necessário e reprodutivo, que ajudará o desenvolvimento cultural de Ponte de Lima.
Este projecto levanta algumas questões, para as quais damos desde já o nosso contributo: em primeiro lugar, a obra pode e deve ser aproveitada para a construção de um bom parque de estacionamento no subsolo do novo edifício, capaz de servir a zona escolar e o centro histórico; por outro lado, o actual edifício da Biblioteca poderá albergar serviços público, municipais ou da administração central, de modo a animar uma zona que está em crescente degradação e desertificação.