terça-feira, janeiro 06, 2009

Ecos da Assembleia Municipal - O Hotel da Guia

Mais uma vez foi criticada a construção de um Hotel no Parque da Guia, uma zona onde já ninguém acreditava que poderia surgir uma construção, depois do empenho do actual presidente da Câmara no sebtido de evitar o prolongamento do edifício conhecido localmente como "o combóio". Daniel Campelo refugia-se no interesse público da construção de mais um hotel na vila. Muitos outros locais haveria para o efeito, podendo assim ser evitada mais uma "ofensa" ao conjunto patrimonial Terceiros-Diogo Bernardes, depois da de um outro hotel e conjunto habitacional - o Império, em finais da década de oitenta do século passado. Edifícios degradados da zona histórica, como os da rua Vasco da Gama, com frente para o Rio Lima, seriam óptimos espaços para um hotel, com bastante mais interesse público que a solução encontrada.
O que, infelizmente, não foi dito na Assembleia Municipal (a crer nas crónicas conhecidas) foi que a construção do hotel viola o acordo da Câmara com o construtor do combóio, celebrado em 1994!
Será a posição apenas capaz de colocar em causa a localização e a qualidade arquitectónica do edifício? Parece que o que está em causa é ainda mais grave...