domingo, janeiro 11, 2009

Em tempos de crise, não falta futebol em Ponte de Lima!

Com “Os Limianos” a disputarem os nacionais, integrados na série A da 3ª Divisão, a A. D. da Correlhã a “defender” os interesses do concelho na Divisão de Honra da A. F. de Viana do Castelo, escudada pelo Águias de Souto, Bertiandos, Fachense, Grecudega, Moreira do Lima e Vitorino de Piães, que disputam a 1ª Divisão da A. F. de Viana do Castelo, são oito os clubes que disputam as competições oficiais no escalão sénior. Se as estes juntarmos o Arcozelo, regressado este ano à competição, Cabaços e Anais, que integram os quadros competitivos do INATEL, ascende a 11 o número de clubes com equipas activas. Panorama semelhante apenas o recordamos na época 1986/87 onde, nos quadros competitivos nacionais (“Os Limianos”) e distritais (Arcozelo e Correlhã na 1ª Divisão; Vitorino de Piães, Freixo, Fontão, Cafribal, Fachense e Bertiandos na 2ª Divisão; Vitorino das Donas, Anais e Cepões na 3ª Divisão) participavam um total de 13 equipas do concelho.
O Futsal, que já teve uma equipa nos nacionais (Refoios), conta actualmente com o Fontão a disputar o distrital.
Este é um sinal de dinamismo e de capacidade do concelho, ao qual se juntam as equipas que disputam os campeonatos jovens:
Escolas: Limianos (2 equipas); Academia de Futebol de Ponte de Lima.
Infantis: Limianos (3 equipas); Academia de Futebol de Ponte de Lima, Moreira do Lima, Vitorino de Piães
Iniciados: Limianos (2 equipas), Vitorino de Piães e Correlhã
Juvenis: Limianos, Vitorino de Piães
Juniores: Limianos
Um total de 16 equipas, com destaque para “Os Limianos” com 9 equipas no futebol juvenil num total de mais de 130 atletas. É um esforço significativo dos clubes, dirigentes, técnicos e atletas que não pode deixar de dar os seus frutos nos próximos anos. Ponte de Lima tem garantido o futuro, restando apenas manter este trabalho e dotar das melhores condições de trabalho aqueles que, efectivamente, contribuem para o desenvolvimento do desporto e ocupação de tempos livres dos jovens limianos.