segunda-feira, janeiro 26, 2009

E agora?

Com uma abstenção de 70%, o referendo realizado em Viana do Castelo foi um verdadeiro fiasco. Apesar das duríssimas condições metereológicas verificadas durante todo o dia, a indiferença dos vianenses é o aspecto mais doloroso desta jornada que se desejava clarificadora. Não clarificou, mas deixou algumas pistas sobre o que pensam os vianenses da sua região e da comunidade que nela foi constituída.
Defensor Moura, apesar de tudo, venceu. E venceu com clareza. Mais de 62& dos votos, vitória em 39 das 40 freguesias. Ele é o grande vencedor da jornada, pois assumiu pessoalmente todas as despesas do NÃO. As ilações a tirar são evidentes: Viana ficará de fora da Comunidade, Defensor ficará em Viana e as feridas que este referendo vai deixar dificilmente conseguirão cicatrizar no futuro próximo.
Como era de esperar, o referendo não uniu, dividiu. Ao contrário do que esperariam os altominhotos, a sua região nunca mais será a mesma, pois o fantasma de Defensor pairará sobre os espíritos daqueles que se queiram sentar a uma mesa e pensar o Alto Minho como um todo. A estratégia do orgulhosamente sós, da falta solidariedade regional e institucional, da colocação da mesquinhez do relacionamento pessoal acima dos interesses locais venceu. Defensor Moura não gosta de Rui Solheiro e não vai sentar-se a uma mesa com ele à cabeceira.
Mas o Alto Minho fica mais fraco, sem capacidade de se fazer representar como um todo, sem a força da sua capital de distrito, de uma parte significativa da população e, pior de tudo, a falar a duas vozes.
Esta gente perdeu o tino e arrastam consigo milhares de pessoas que apenas anseiam um futuro melhor, deixar de ser um distrito da cauda de um país da cauda da Europa, com emprego, melhores salários, poder de compra, perspectivas de futuro para as novas gerações.
Para a história Defensor Moura não vingará pela defesa do seu concelho, dos interesses de Viana do Castelo, vingará por ter dividido o seu território natural. A capital de distrito, o líder natural da região, abandonou as suas gentes...