segunda-feira, janeiro 05, 2009

Balanço 2008

Positivo
Educação - A continuação do reordenamento da rede escolar, com a entrada em funcionamento de novos centros escolares (Freixo e Refóios), o lançamento de concursos (S. Martinho e Arcozelo), o avanço das obras (Fornelos e Facha) e a revisão da Carta Educativa (novos centros em Ponte de Lima e Lagoas).

Cultura - Grande concerto de Mariza realizado na Expolima e o Festival de Ópera. A iniciativa "Concertos de Inverno" e a publicação dos volumes integrados no projecto "Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade".

Desporto - Clube Náutico arrasa concorrência em todas as competições em que participou. "Os Limianos" campeões da Divisão de Honra da A. F. de Viana do Castelo e vencedores da Taça A. F. de Viana. Realização do Campeonato do Mundo de Horseball na Expolima. Duarte Pires campeão nacional de 400 metros estilos, no escalão de juvenis em Natação. Inauguração de dois novos campos sintéticos no concelho (Campo du Cruzeiro e Bertiandos).

Economia - O "Terra Finicia" nasceu para apoiar o investimento. Uma boa notícia que poderá esbarrar na conjuntura económica e na reduzida viabilidade das áreas de negócio propostas.


Negativo
Educação - As escolas necessitam de mais meios para desenvolverem a sua actividade e equipamento para fazerem face aos novos desafios.

Cultura - Grandes eventos culturais criam públicos e seguidores. Ponte de Lima necessita de um público para a cultura e tarda em consegui-lo.

Desporto - Com a instalação de um piso sintético no Campo do Cruzeiro, Ponte de Lima deixou de ter um relvado natural para a prática do futebol. Melhoraram as condições para o desenvolvimento desportivo, mas cada vez se sente mais a necessidade de um complexo desportivo...

O Multiusos não terá valências para o desporto. Um desperdício dentro do desperdício que é construir um espaço cuja taxa de utilização será, naturalmente, reduzida.

Urbanismo - Hotel da Guia e tudo o que lhe está associado: qualidade arquitectónica e os lados sombrios do processo. Centro histórico continua com inúmeros imóveis degradados, que acompanham de perto a degradação da zona mais nobre de Ponte de Lima.

O areal do Rio Lima continua a ser a zona mais degradada das margens ribeirinhas. Um lamentável cartão de visita que teima em não sair do papel...

Economia - A economia mundial, europeia e nacional estão de rastos. Ponte de Lima mais não pode fazer do que ir na onda. Mas as decisões políticas da última década votaram ao abandono o comércio local e o centro histórico de Ponte de Lima, também deram um forte impulso ao forte clima depressivo que se vive na sede do concelho.

Outros - Incêndio na Bar do Arnado. Uma referência e um espaço único que se transformou em cinzas...