quinta-feira, janeiro 29, 2009

Desproporcionalidade!

O CDS/PP consagrou no Congresso do passado fim-de-semana o seu líder Paulo Portas, recentemente eleito através de directas. Nesse mesmo congresso foram eleitos os órgãos nacionais do partido.
O CDS/PP, nas últimas autárquicas, ficou reduzido a Ponte de Lima que foi e continua a ser um dos grandes bastiões do partido a nível nacional. No entanto, este facto não tem sido suficiente para que Ponte de Lima tenha, de facto, uma presença assídua e de realce nos órgãos nacionais, não existindo por parte dos seus líderes a necessária sensibilidade para reconhecer que uma autarquia em 208 é um feito digno de registo, que ser devidamente consignado na estrutura do partido.
Abel Baptista, limiano, líder da distrital do PP pertencia à Comissão Política Nacional do PP. Passou agora para a vice-presidência do Congresso, integrando ainda a Comissão de Organização, novo órgão do partido. Acresce um elemento9 directamente eleito para o Conselho Nacional, no caso Miguel Pires da Silva.
Não sendo, obviamente, a melhor forma de reconhecer o peso específico de Ponte de Lima, parece que a verdadeira razão deste "esquecimento" está dentro de portas. Isso mesmo, em Ponte de Lima que neste congresso poderia ter mais de 40 delegados (6 eleitos directamente, o presidente da concelhia, o presidente da Câmara, os vereadores, os presidentes da junta militantes e ainda representantes da JP), masa que esteve apenas representado por...2. Quando parece que o PP nada quer com Ponte de Lima, eis que Ponte de Lima revela nada querer com o PP. Ou só interessa ter a sigla do partido nas eleições autárquicas?