sexta-feira, abril 13, 2007

SANTUÁRIO DA BOA MORTE EM OBRAS DE RESTAURO

Esta é uma grande notícia, profusamente difundida na imprensa nacional e local, dois retábulos e dois púlpitos da Igreja da Boa Morte vão ser restaurados, por uma técnica de elevado prestígio. É também o corolário do trabalho e forte determinação da Confraria respectiva. Eis a notícia completa:

O Santuário da Boa Morte, na Correlhã, Ponte de Lima, entra dia 16 em obras de restauro, que serão lideradas pela única portuguesa que participou em intervenção idêntica na Capela Sistina, no Vaticano, em Roma.

Ilda Nunes, licenciada em História da Arte com especialização em restauro, disse hoje à Lusa que a intervenção no Santuário da Boa Morte incidirá em dois retábulos e dois púlpitos que ladeiam a capela-mor, prevendo-se que demore cerca de dois meses, num investimento de 11 mil euros.

Templo de romaria, o Santuário da Boa Morte ficou concluído em 1742, tendo o trabalho de entalhamento sido desenvolvido pelo bracarense Francisco Ferreira de Castro e rematado por Alexandre Coelho e Vitório Soares, artistas douradores de Ponte de Lima.

Ilda Nunes, 27 anos de idade, tem o Curso de Conservação e Restauro pelo Instituto das Artes e da Imagem, Porto.

Em 1999, tirou o Curso de Pintura, Conservação e Restauro de Pintura Mural, pelo "Instituto per l'arte e il Restauro" em Roma - Itália, conseguindo ser a única portuguesa a integrar as obras de restauro da Capela Sistina no Museu do Vaticano em Roma, para o Jubileu 2000.

Participou concretamente no restauro da "Sibila Eritreia" do mestre renascentista Miguel Ângelo, imagem que se encontra no tecto da Capela Sistina, no Museu do Vaticano.

Em Roma, foi condecorada com a " Grande Cruz da Ordem do Jubileu" juntamente com 472 artistas de todo o mundo, sendo a única portuguesa e a mais jovem de todos.

Regressada de Itália, foi convidada para ter a seu cargo o restauro da Capela de S. Pedro, na freguesia de Ribeiros, no concelho de Fafe, tento tratado de todo o altar e todas as imagens que integram o espólio do templo.

Desenvolve desde 1996 trabalho a nível de arte sacra, quer a pintar originais seus quer a restaurar obras de arte de particulares.