sexta-feira, abril 27, 2007


Nove escolas encerram sem Setembro

Sete escolas encerrarão em Setembro próximo no concelho de Ponte de Lima: Igreja e Picarouba-Fornelos, Igreja - Rebordões Sta. Maria, Beiral, Brandara, Sá, Estorãos, Fojo Lobal e Navió. Trata-se de mais um passo do reordenamento da rede escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico, cada vez melhor apetrechado com a abertura de novos centros escolares.
Quanto aos centros escolares em construção, prevê-se a conclusão da Correlhã em Julho e vão arrancar em breve as obras de construção dos centros de Freixo e Refoios.
Esta é a primeira revolução neste nível de ensino, desde a construção de escolas nos tempos da ditadura, sobretudo com o famoso "Plano dos Centenários", e pretende-se consolidado com outros meios, capazes de darem resposta às necessidades de alunos, docentes e encarregados de educação.
A crer na falta de reacções a este anúncio, efectuado no último Conselho Municipal de Educação, o encerramento de escolas já começa a ser encarado como um passo em frente...
Uma nota para a necessidade apontada nessa mesma reunião, de mais psicólogos nas escolas. São técnicos importantíssimos e cada vez mais necessários e cada vez mais raros nas escolas de Ponte de Lima.
As "Lagoas" são um dos maiores e melhores centros educativos do concelho. O Vereador da Educação lamentou que as escolas não tirem mais proveito deste importante recurso. Das escolas ouve-se que o município não faculta o imprescindível transporte até aquele local. Em que ficamos?