domingo, abril 15, 2007


Reflexão de fim-de-semana

Ponha o lixo no Largo de Camões e vá-se embora!

É o que nos apetece dizer bem alto depois de lermos, incrédulos, a última "medida choque" de Daniel Campelo, para sensiblizar os limianos e forasteiros no sentido de produzirem menos lixo e não sujarem os espaço público. Trata-se de uma ideia patética, incapaz de centrar o problema naquilo que é essencial: o civismo trabalha-se, mostra-se, ensina-se, demonstra-se.
Os cartazes numa primeira fase e, agora, a mal cheirosa ideia de colocar o lixo recolhido pelo município em pleno Largo de Camões, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, é a antítese daquilo que deve ser uma bem sucedida educação ambiental.
Este seria, pois estamos convencidos que não passou de um devaneio, um tiro no pé, a merecer bem o slogan que Daniel Campelo colocou nas principais entradas da vila: "Seja limpo ou vá-se embora".
Educação ambiental, a regra dos 3R's - reduzir, reciclar, reutilizar, uma campanha bem planificada e orientada para produzir o mínimo de lixo e reaproveitar o máximo pode ser bem melhor sucedida do que a "campanha choque" em vigor.
Os limianos não são mentecaptos!