terça-feira, março 04, 2008


Dia de Ponte de Lima


A 4 de Março de 1125 D. Teresa fazia vila o lugar de Ponte.

Volvidos 883 anos, celebra-se o DIA DE PONTE DE LIMA, mais de oito séculos de história de uma vila que não quer ser cidade, mas que procura olhar em frente sem nunca perder de vista a tradição.

Não é um caminho fácil, porque a apregoada qualidade de vida não se esgota no ambiente e na paisagem. Exige mais. Exige desenvolvimento económico e, consequentemente emprego bem remunerado, rendimento disponível, dinâmica em todos os sectores de actividade.

Vai esta terra continuar a apostar na tradição, na qualidade da marca "Ponte de Lima". E nós estamos plenamente de acordo. Mas não chega. Não chega para o futuro, como não chegou no passado. O futuro de Ponte de Lima passa pela estratégia de desenvolvimento económico que vier a ser delineada. O debate sobre o melhor caminho a seguir está na rua e vai ser animado!

Relativamente ao programa das comemorações, fica no corrente ano aquém das expectativas. Estava prevista a inauguração do Museu dos Terceiros, mas indisponibilidade de agenda do Ministro da Cultura e alguns atrasos de última hora, impedem que a mesma se faça nesta significativa data.

Fica-se por alguns eventos musicais, pelo necessário envolvimento das escolas e pelo lançamento da reedição de "O Rosquedo" de Delfim Guimarães, um limiano ilustre que também merece ser recordado.