segunda-feira, março 17, 2008

Câmara de Ponte de Lima aprovou apoio a micro-empresas

À semelhança do que aconteceu recentemente em Paredes de Coura, a Câmara de Ponte de Lima aprovou a celebração de um protocolo com o IAPMEI, com vista à constituição de um fundo para apoio à criação de micro-empresas ou de ampliação de negócios para as empresas jé existentes. O fundo a constituir, no âmbito do programa FINICIA será de 500 mil euros, com o Município a entrar com uma fatia de 20% e uma instituição bancária com o restante. As regras de acesso e as áreas a privilegiar se~rão definidas em regulamento a aprovar em Assembleia Municipal.
A Câmara admite priveligiar a criação de novas empresas no âmbito das actividades de operações integradas de turismo, animação, turismo activo e turismo de natureza, aproveitamentos florestais, actividade agro-industrial com relevo para os produtos agrícolas locais, design gráfico e industrial,, artesanato, novas tecnologias, promoção de produtos locais, vinho verde e promoção de qualidade e imagem nos sectores da gastronomia e granito.
Paralelamente, o Município tenciona criar um sistema de incubação de micro-empresas nas áreas referidas, podendo passar pela ocupação de espaços já construídos, nomeadamente no Mercado Municipal, na Expolima, Arnado ou outras zonas empresariais do concelho.

Não se trata, com toda a certeza, de uma reacção à aprovação, na última Assembleia Municipal, de duas propostas recomendação, visando uma maior dinâmica do Município no campo económico, particularmente o do comércio tradicional.
Não sendo uma deliberação que aponte para a dinamização deste importante tecido da economia local, trata-se de um sinal positivo do Município para esta área.
Aguarda-se agora da parte do Presidente da Câmara uma decisão relativamente às recomendações apresentadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Abel Baptista, e da CDU, essas sim, visando uma análise aprofundada da situação e procurando medidas concretas para minimizar a profunda crise que se instalou na economia local.