domingo, fevereiro 17, 2008

(Alto Minho, 6 de Junho de 2002)

Ainda as portagens na A28

O "Parar para Pensar" emite opinião que apenas compromete o seu autor. Quem eventualmente possa confundir as opiniões aqui expressas com posições estritamente partidárias está profundamente errado.

Vem esta introdução a ,propósito de uma opinião aqui emitida sobre as portagens na A28 e sobre uma afirmação aqui produzida de que a sua introdução significaria um rude golpe para o Alto Minho, facto que não era novidade pois já aqui e aqui tinha também sido expresso.

Então, vejamos:

1. A Nacional 13 não é alternativa à A29, com grande parte do seu percurso a atravessar localidades, com zonas de grande densidade urbana. O percurso está testado, tendo sido evidentes as dificuldades de circulação e o elevado tempo para o efectuar. E foi testado com a A29 em funcionamento e sem portagens...

2. Um número elevado de utilizadores da A29 é do distrito de Viana do Castelo. Além disso é um eixo prioritário e fundamental para acesso ao Alto Minho. Ao serem introduzidas portagens é sobretudo esta a região mais afectada.

3. O poder de compra do Alto Minho continua muito abaixo da média nacional, por isso dentro dos critérios avançados pelo Governo para manter as SCUT sem portagens.

4. Foi no Alto Minho que se ouviram muitas vozes contra a taxação da A29. Se, a crer no que vai sendo comentado neste espaço, aquela infraestrutura não se encontra no Alto Minho e não serve o Alto Minho, porquê tanto clamor?

5. Porque é que o presidente distrital do Partido Socialista e autarca de Melgaço era contra as portagens em 2002?

6. Quem mudou de opinião? O Presidente da distrital socialista, o seu partido e o Governo que apoia, pois disse uma coisa em 2002 (NÃO ÀS PORTAGENS NAS SCUT) e outra em 2008 (as portagens estão prontas para entrar em funcionamento).

7. O Alto Minho do meu país não começa na margem direita do Rio Lima e acaba na esquerda do Minho. Mas acredito que lá pelo largo do Rato não o saibam...

HAJA VERGONHA!