quinta-feira, outubro 18, 2007

Querem fechar o Alto Minho?
Com este mote, foram aqui publicados diversos "post's" na sequência do previsível encerramento de diversos serviços públicos no Alto Minho e do esquecimento a que esta região foi votada pelo governo socialista. Infelizmente, novas nuvens negras se abatem sobre a nossa região.
A nossa revolta é grande e não calaremos as injustiças e mentiras que prejudicam o distrito e as suas gentes.
SCUT com portagens

A Comissão de Utentes já o havia aflorado. O Ministro das Obras Públicas confirmou-o. O Governo está a trabalhar para introduzir portagens nas SCUT até ao final do ano. Embora nos pareça um prazo irrealista, o mote está dado: o que ontem era verdade, hoje é mentira!

Um dos polos diferenciadores entre o PS e PSD, na campanha eleitoral para as últimas legislativas, residia neste particular: enquanto os primeiros defendiam a manutenção da gratuitidade das SCUT enquanto as regiões por elas servidas mantivessem níveis baixos de desenvolvimento, o PSD defendia a introdução de portagens.

Tenho a certeza que não foi esta a causa da derrota do PSD nas eleições. Mas estou seguro que pesou em algumas decisões. O mandato de José Sócrates ainda não terminou, mas a verdade de ontem transformou-se numa lamentável mentira hoje.

Faltam pormenores sobre a decisão do Governo: são todas as SCUT abrangidas pela medida? haverá discriminação positiva para habitantes das zonas mais desfavorecidas? serão beneficiadas as vias alternativas para garantirem condições mínimas de circulação e velocidade?

O distrito de Viana do Castelo sofrerá um duro golpe com esta medida. Mais um duro golpe, associado ao esquecimento a que foi votado: Porto-Viana pela Nacional 13 é um inferno, portagens na A27 significam mais encargos para quem tem tão poucas posses. Vamos aguardar mais notícias para, igualmente, ficarmos a saber se a via P. Lima - Viana também irá ser taxada, dificultando o acesso à A3, ao interior do distrito e deixando o Alto Minho cada vez mais longe do resto do país...