segunda-feira, outubro 15, 2007

Os benefícios fiscais às empresas que se instalam no interior

O Governo anunciou benefícios fiscais para as empresas que se instalassem no interior do país, um incentivo ao investimento nas regiões menos favorecidas. Após o anúncio muitas foram as vozes que, desde o distrito de Viana do Castelo, se levantaram reclamando o facto do Alto Minho, pretensamente, não ter sido considerado no programa. Rapidamente o Governo veio anunciar que o distrito de Viana do Castelo, afinal, também estava incluído na lista de beneficiários da medida.
Trata-se de uma medida positiva, de discriminação positiva das regiões menos favorecidas, embora tenha parecido existir um recuo do Governo, que reagiu rapidamente aos focos de contestação que começaram a surgir.
Contudo, esta não é uma medida de grande impacto no tecido empresarial do Alto Minho. De facto, em Viana do Castelo estão instalados 1,9% das empresas do país, que apenas constituem 0,9% do IRC cobrado, ou seja, o impacto da medida, tanto no distrito como nas zonas que a nível nacional são por ela abragidas, é muito reduzido.
Embora o objectivo seja atrair investidores e aumentar nas zonas ditas do interior o investimento, esta medida por si só, pouco poderá significar...