sexta-feira, outubro 26, 2007

Querem fechar o Alto Minho?

Nuvens negras abatem-se sobre os postos da GNR de Tangil (Monção), Lanheses e Freixo. Embora se trate de um estudo, assim o referem os responsáveis, pelo que qualquer notícia de encerramento é manifestamente exagerada, é fácil antever algumas dificuldades em manter aquelas estruturas territoriais em funcionamento. Ao que parece, tudo dependerá de conversações, e negociações acrescentamos nós, com as autarquias.
Nós mantemos a mesma posição que defendemos para a PSP em Ponte de Lima. Se for garantida a manutenção ou até o reforço dos efectivos que vão cobrir a região agora abrangida pelos postos a encerrar, que possibilitem a manutenção ou até a melhoria da qualidade do serviço prestado, nada teremos a obstar. No entanto, o que nos parece é que o encerramento também acarretará a diminuição de efectivos e, consequentemente, a erosão da qualidade do serviço prestado.
Legítima a revolta dos autarcas de Lanheses, que mobilizou a população para colocar funcional o posto em novas instalações, e do homólogo de Freixo para quem uma urbe da dimensão da sua, com instalações exemplares e modernas não pode ficar sem a GNR.
Ficamos a aguardar o desentolar dis acontecimentos...