domingo, fevereiro 03, 2008

Visita de Valter Lemos deu fruto...

Não apenas a inauguração de três novos espaços educativos.
De acordo com o JN de 29/01/2008, está garantida a passagem da Escola Profissional Agrícola a Centro de Formação de carácter geral.
Trata-se de uma grande notícia para Ponte de Lima e para a Escola Profissional que assim garante, estamos em crer, a sua viabilização.
Pelo seu interesse, transcrevemos na íntegra a notícia.

"A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPADRPL) está actualmente em processo de transformação num centro profissional, em que a formação não se limita apenas àquela área específica, mas abrange outras de outros sectores distintos.
Criada em 1991 através de uma parceria entre a Câmara Municipal, a adega cooperativa local e a Cooperativa Agrícolas dos Agricultores do Vale do Lima, o estabelecimento adquiriu estatuto de escola pública em 2000.
No presente ano lectivo quatro novos cursos e deverá no próximo alargar ainda mais a sua oferta formativa, mas já fora do âmbito para a qual foi criada. Esta reforma da EPADRPL ficou assente numa reunião privada, na última sexta-feira, pelo autarca Daniel Campelo e o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
"Ficamos a saber que o Governo já fez sair normas de orientação interna para que deixe de haver escolas profissionais específicas, passando a haver designações genéricas de escolas profissionais e era isso que nós pretendíamos", declarou, ao JN, o autarca de Ponte de Lima, referindo que a nova oferta formativa naquele concelho terá estar em consonância com as necessidades das empresas locais.
Como prioritárias Daniel Campelo aponta as áreas da industria transformadora (transformação de granito), construção civil e hotelaria".