sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Margens do Rio Lima no QREN

De acordo com o Plano de Actividades para 2008 do Município de Ponte de Lima, para as margens do Lima, no âmbito do QREN 2007-2013, "espera-se que surjam novas oportunidades ao nível dos Programas Operacionais (PO) ou do Programa Regional para o enquadramento e financiamento das acções que integram a 4ª Fase dos projectos de Valorização das Margens do Rio Lima:

- Arranjo Paisagístico da zona compreendida entre as Av. dos Plátanos até à zona da Veiga de Crasto;
- Construção do Parque das Energias, entre o Festival Internacional de Jardins e a Ponte Romana/Medieval;
- Parque Verde da Vila, na zona de Crasto;
- Parque de Campismo Urbano;
- Pista de Canoagem no Rio Lima;
- Centro Multiusos.

A recuperação e valorização paisagística da zona das pedreiras em Arcozelo será outro projecto que a autarquia irá apresentar para efeitos de financiamento no âmbito do QREN, integrando-o na lógica da valorização das margens do Rio Lima. Esta intervenção justifica-se não apenas pelo facto da necessidade da recuperação estética da paisagem mas também, pelo facto de se verificar uma degradação da qualidade da água do rio como resultado da escorrência das águas pluviais.

No início de 2008 será entregue a última versão do Plano de Urbanização das Pedras Finas, podendo posteriormente seguir os trâmites normais para a sua aprovação". (voltaremos a esta questão à luz das últimas notícias vindas a público)

O Multiusos foi o primeiro projecto a avançar. Já sobre o Parque das Energias pouco ou nada se sabe, assim como do arranjo entre a Avenida dos Plátanos e a Veiga de Crasto (sem dúvida a intervenção mais importante mas também a mais sensível) e o Parque Verde da Vila.
Aguardamos, pois...