segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Conselho Municipal de Juventude

Boa medida política!
É uma das áreas mais sensíveis da governação local e aquela onde é mais complicado pensar, desenhar, configurar e impementar medidas, devido à enorme dificuldade em conhecer devidamente o público alvo a que se destinam.
Um fórum onde a representatividade dos jovens seja garantida, pode ajudar, e muito, os governantes a decidir, pois não é fácil compreender os jovens e são muito raras as situações em que estes são, de facto, ouvidos, optando-se por posturas "paternais" ou "sobranceiras" que, normalmente, não atingem os objectivos propostos.
Alguns reparos:
1. Parece que a constituição do Conselho Municipal de Juventude é muito extensa. Este factor pode levar a uma reduzida funcionalidade. Por outro lado, parece que os jovens podem estar, à partida, um pouco afastados do Conselho, pois nota-se uma presença excessiva de políticos (toda a vereação!), de escuteiros (todos os agrupamentos do concelho que são liderados por adultos) e dirigentes associativos juvenis (os presidentes são maioritariamente adultos). A representação efectivamente juvenil estará confinada às juventudes partidárias e associações de estudantes.
2. Os jovens que não pertencem a qualquer associação juvenil ou não estão integrados em agrupamentos de escuteiros ou guias (e são muitos), não estão representados no Conselho Municipal. É uma lacuna grave que seria importante rever...
3. O Conselho reúne apenas uma vez por ano. Parece-nos pouco e redutora da centralidade e importância que o Conselho deve ter para a construção de uma efectiva política de juventude, e para o acompanhamento da sua execução.