quinta-feira, março 19, 2009


Mais antiga de Portugal ou mais antiga do que Portugal?

Os limianos são profundamente orgulhosos da sua Terra. Gostam que tudo esteja no devido lugar, gostam de a ver bonita e elogiada pelos forasteiros. Gostam da tradição e de preservar o património. Gostam de ler no passado o rumo para o seu futuro. Ser limiano é isto mesmo e o crescente limianismo, e o cada vez maior número de limianistas é bem prova disso.
Mas os limianos não gostam de mentir, nem de mentiras, não gostam de ser acusados de serem mentirosos ou de assentarem a promoção da sua terra em premissas falsas.
O slogan "Vila mais antiga de Portugal", é utilizado pelo Município como grande mensagem publicitária nos seus suportes promocionais. Não nos passa pela cabeça que esta expressão identificativa da nossa vila e concelho não tenha sido adoptada, depois de devidamente estudada a sua fundamentação.
Pessoalmente, confesso que sempre preferi o "Terra Rica da Humanidade", mais ajustada às gentes e à sua forma de ser, sem nunca descurar o património.
Mas também acreditamos que poderia chegar um dia em que alguém, baseado no rigor que esta, e todas as questões como esta, devem merecer, viria trazer à luz dados que colocassem em causa o "slogan", ora porque não correspondia em absoluto à verdade histórica, ou porque haveria outros dados que o poderiam contrariar, ou mesmo que não era fidedígno e assentava em premissas falsas.
Foi o que fez o semanário "Falcão do Minho", com o texto que pode aqui ser lido, chamando novamente à praça pública um artigo do limianista e especialista em história medieval, Dr. Matos Reis, publicado na edição de 1996 de "O Anunciador das Feiras Novas". Nesse texto, intitulado "A antiguidade e a importância histórica de Ponte de Lima", é referido que "O foral de Ponte de Lima é um dos mais antigos de Portugal. Antes de Ponte de Lima, treze localidades portuguesas receberam o foral, se nos ativermos apenas aqueles que foram outorgados pelo poder central".
Ora, isto significa que, pelo critério da atribuição do foral, Ponte de Lima não é a vila mais de antiga de Portugal. Por isso, o texto termina dizendo que "por mais bairristas que sejamos, não é correcto afirmar que o foral de Ponte de Lima é o mais antigo e nem sequer que Ponte de Lima é a mais antiga vila de Portugal".
Embora este simples facto não coloque desde já em causa o slogan, pois outros critérios podem ter sido seguidos para a sua escolha, pelo menos impõe-se uma explicação sobre a fundamentação da escolha da frase, em nome do rigor e da verdade, embora não se possa considerar esta uma questão nova, tendo em conta que já em 1996 foi levantada na Praça Pública, sem grandes reflexos e a expressão que está agora a ter na sequência do texto publicado no jornal "Falcão do Minho".
Um amigo, que muito estimo, sempre defendeu que o slogan apropriado para Ponte de Lima seria "Ponte de Lima, a vila mais antiga do que Portugal". E, francamente, tem toda a razão, ultrapassando assim as dúvidas históricas e as polémicas estéreis que de nada mais servirão do que lesar o bom nome de Ponte de Lima.