quarta-feira, março 25, 2009

Indicador de Desenvolvimento Municipal

Vamos hoje iniciar um pequeno trabalho de divulgação e análise do Indicador de Desenvolvimento Municipal, disponível em http://www.guiadeportugal.pt/ que visa hierarquizar os 308 Municípios portugueses em termos de desenvolvimento, "tendo em conta critérios específicos", sendo considerados 7 indicadores sectoriais, aferidos com base nas informações disponibilizadas pelo Anuário estatístico do INE
A nossa análise vai ter em conta o concelho de Ponte de Lima e a sua localização no contexto do país e dos seus pares, ou seja, os municípios do distrito de Viana do Castelo.
Com os dados extraídos do estudo, segue também uma pequena explicação sobre os indicadores que serviram de base ao estudo e aos resultados obtidos.


Ordenamento global dos municípios portugueses, com base nos sete indicadores sectoriais previamente definidos: Potencial Demográfico; Serviços de Apoio às Populações; Ambiente e Qualidade de Vida; Dinamismo Económico; Capacidade de Influenciar o Exterior; Cidadania; Finanças Locais.

1. Lisboa; 2. Coimbra; 3. Sintra;

28º - PONTE DE LIMA

Ponte de Lima entra no "TOP 30", sendo o primeiro concelho do distrito de Viana com 161, 5 pontos, embora longe dos 593,9 do primeiro classificado, a capital Lisboa. Atrás de Ponte de Lima está Viana do Castelo (128, 5), Vila Nova de Cerveira (104,3), Paredes de Coura (103,9), Caminha (97,6), Ponte da Barca (88,1), Monção (73), Melgaço (69,4), Arcos de Valdevez (62,6) e Valença (53,2).Um posicionamento interessante de Ponte de Lima que, no conjunto dos sete indicadores, se coloca numa posição de destaque.