domingo, março 11, 2007

Reflexão de fim-de-semana

O TGV e Ponte de Lima

Os contornos da ligação em alta-velocidade entre o Porto e Vigo vão sendo conhecidos, designadamente que o traçado entre Porto e Braga será em sobreposição com a actual ligação, construindo-se uma linha dedicada entre Braga e Vigo; que a velocidade do TGV nunca será muito elevada, raramente ultrapassando os 200 Km/h; que o traçado poderá acompanhar o da A3; que o percurso será percorrido por TGV de transporte e de mercadorias.
Perante aquilo que se vai conhecendo, algumas questões podem já ser colocadas:
1. Se uma parte significativa do percurso vai ser feito numa linha "não dedicada", o mesmo poderia acontecer com o restante e, nesse caso, ao mesmo tempo que o TGV ligaria o Porto a Braga e esta cidade a Vigo, outro tipo de comboios poderia ligar o Porto a Braga e esta cidade a Ponte de Lima e Valença. Seria uma forma de compensar concelhos que, atravessados por um verdadeiro muro que é a linha férrea, em nada vão beneficiar com um meio de transporte que pode ajudar a mudar as vidas desta terra.
2. É fundamental que o município ou até a Valimar acompanhem de perto a definição do traçado do TGV. O impacto ambiental da A3 no concelho foi tremendo, tendo inclusivamente efeitos negativos na sua localização, condicionando ou criando uma barreira ao desenvolvimento natural da zona urbana limiana. Este acompanhamento deve contribuir para sensibilizar quem de direito para estes factores;
3. O TGV não trará grandes benefícios para Ponte de Lima mas pode trazer grandes perturbações.