sábado, março 10, 2007

Lar para Idosos no Golfe

Assim, à primeira vista, parece que o novo Lar de Nossa Senhora da Conceição não poderia ficar em melhor local, no meio do verde do Campo de Golfe de Ponte de Lima.
Uma questão que está por comprovar é se há necessidade de mais infraestruturas daquele tipo nas imediações da sede de concelho (será a terceira no eixo Ponte de Lima/Arca) e se aquele tipo de infraestrutura (lar) é a que, nos tempos que correm, dá melhor resposta aos problemas que se vão sentindo.
O planeamento das infraestruturas sociais no concelho de Ponte de Lima é caótico, existindo muitos casos de sobreposição de áreas de influência e até concorrência (S. Martinho/Beiral/Sta. Cruz), enquanto que outras zonas estão desprovidas de respostas para a terceira idade (Vale do Neiva).

Por outro lado, não nos parece que a política do Município neste particular seja a mais correcta. Os terrenos que foram aí cedidos, estavam sob a alçada do domínio público, devido à cedência legal de terrenos, indexada à área de construção aprovada para o respectivo loteamento. Ora, o que está a acontecer sistematicamente é que os terrenos do domínio público são utilizados para construção de equipamentos diversos, normalmente de instituições sem fins lucrativos ou mesmo estruturas municipais, como é o caso do mlocal onde foi implantada a Casa da Música. Tal política leva a que os equipamentos de fruição colectiva, que podiam e deviam ser construídos naqueles espaços, não são construídos dando lugar a mais e mais zona de construção.
Depois, ouvem-se as tradicionais lamentações da inexistência de espaços verdes, parques infantis e desportivos à disposição de todos.
Lamentável!