terça-feira, fevereiro 03, 2009

Iniciam-se hoje as obras no Centro Histórico



A Câmara Municipal de Ponte de Lima inicia hoje, dia 3 de Fevereiro, as obras de valorização urbanística do Passeio Ribeirinho. A obra pretende melhorar a circulação e a utilização dos peões em parte das vias, rua Dr. António Magalhães, Inácio Perestrelo e ainda toda a rua do Passeio 25 de Abril.
Em reunião do executivo foi aprovada uma proposta de alteração ao trânsito, naquela área, no sentido de evitar constrangimentos à circulação automóvel .Assim, em parte da rua João Rodrigues de Morais, o trânsito circulará no sentido descendente, enquanto a rua do Mercado passará a ter o sentido Sul – Norte.
Infelizmente para todos aqueles que fazem do centro histórico o seu local de trabalho e subsistência, os contornos do projecto não são claros nem foram divulgados, ficando muitas perguntas por responder:

- Sendo mais uma vez retirados lugares de estacionamento, e não foram construídas alternativas, está a ser pensado um espaçod e estacionamento subterrâneo para o Centro Histórico, capaz de compensar tantos lugares perdidos nos últimos anos?

- Além do Passeio 25 de Abril, vão também ser alvo de intervenção as Ruas João Rodrigues Morais e Inácio Perestrelo?

- Foi equacionado o impacto destes medidas no deprimido comércio local?

Num país minimamente civilizado, este tipo de intervenções, que têm impacto na vida e nos negócios dos moradores e logistas, eram objecto de apresentação e discussão pública, consensualizando posições e limitando ao mínimo o impacto das mesmas.