Dito pela boca fora...
Ter "o coração perto da boa", "falar demais" pode ser um defeito difícil de corrigir. Os políticos são personalidades que, por vezes, não pensam no que dizem ou, pelo contrário, não dizem o que pensam. Por isso mesmo, não resistimos a reproduzir algumas afirmações que só se podem enquadrar no "não sabem o que dizem", que tantas vezes o povo utiliza para etiquetar certos ditos: "Vive-se bem em Ponte de Lima" é uma meia verdade. Não sabemos o que com ela queria dizer Daniel Campelo (Cardeal Saraiva, 2/01/2009), mas se pretendia referir-se à calma com que discorrem os dias, aos locais belos e aprazíveis existentes na vila e no concelho para passear, à belíssima paisagem do concelho, ao fracto de ser servido por boas infraestruturas rodoviárias, aí não podemos deixar de concordar com o nosso presidente! Mas se a referência incluia o emprego, os salários, as perspectivas para os jovens, em suma, a dinâmica económica do concelho, aí só podemos estar em presença de alguém que vendo, não quer dizer o que vê, ou pior, não vê o óbvio.
"A única queixa que os empresários do Centro Histórico podem ter é de si próprios" foi outra das pérolas que saiu na mesma entrevista. O mesmo disse o Presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima antes do Natal no mesmo jornal. Estranha convergência de opiniões! Sendo certo que os comerciantes podiam e diviam fazer mais e melhor, parece evidente que tal nunca chegaria para fazer face a uma política de desinvestimento, desertificação, deslocalização de serviços, dificuldade de acesso, circulação e estacionamento numa zona que pode e deve ser o ex-libris do concelho e um espaço comercial por excelência. Enquanto não forem assumidas, em toda a sua plenitude, as responsabilidades de todos, sem este degradante "jogo do empurra", nunca teremos um centro histórico à medida dos nossos sonhos.
Mas, sem que nada o fizesse já esperar, eis que João Pimenta parece ter invertido o seu pensamento e, finalmente, lançou uma ideia para o Centro Histórico: A "Associação Empresarial de Ponte de Lima promete forte campanha promocional" e "promete apostar no Centro Histórico" (AM 22/01/2008).
Viva!