O Clube Náutico de Ponte de Lima participa hoje na 1ª Taça de Portugal de Maratonas a decorrer em Lagoa-Algarve.
2002/2011 - 9 anos de notícias e opinião sobre Ponte de Lima e o Alto Minho - mais de 2000 artigos publicados
sábado, fevereiro 28, 2009
sexta-feira, fevereiro 27, 2009
A equipa sénior de hóquei em patins de "Os Limianos" vai deslocar-se no sábado até ao recinto da Juventude Ouriense, onde se espera confirme os bons indicadores dados nas últimas jornadas.
No futebol, "Os Limianos" vrecebem o Mondinense, num jogo que estão obrigados a ganhar, para manterem intactas as aspirações à classificação para o grupo que disputará a subida de divisão.
Outros jogos:
Divisão de Honra AFVC: Correlhã - Neves
1ª Divisão AFVC: Moreira do Lima - Castanheira; Peladeiros - Fachense; Gandra - Perre; Águias de Souto - Bertiandos; Vitorino de Piães - Chafé
Futsal: Fontão - Neiva, dérbie regional.
Juniores AFVC: Lanheses - Limianos
Coordenado pelo Eng. João Gomes de Abreu de Lima, vai ser apresentado amanhã, dia 28 de Fevereiro, o livro "Figuras Limianas" o último da série "Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade". A sessão terá lugar pelas 17h00, no Teatro Diogo Bernardes.
Trata-se de um volume monumental que faz uma recolha das maiores personalidades limianas de todos os tempos, numa recolha exaustiva e criteriosa.
Esta iniciativa está integrada nas Comemorações do "Dia de Ponte de Lima".
quinta-feira, fevereiro 26, 2009
A apresentação decorreu no passado sábado e, além do discurso de apresentação, Filipe Viana trouxe-nos novidades na Web 2.0. Eis a sua página no Twitter (http://twitter.com/filipeviana2009 ), com algumas passagens do discurso, colocadas on-line em tempo real e o seu blogue (http://filipeviana2009.blogspot.com/ ). O discurso completo pode ser lido em http://psd-pontedelima.blogspot.com/.
Na sequência do trabalho publicado na última edição do "Anunciador das Feiras Novas", Tito de Morais deu à estampa mais uma obra, desta vez sobra as primeiras fotografias conhecidas de Ponte de Lima e Refoios do Lima. Muito justamente, o autor dedica este seu livro ao limianista Amândio Sousa Vieira.
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
Foi um primeiro passo e julgamos que este evento pode vir a fixar-se no calendário das feiras locais, como uma das de maior sucesso. O Sarrabulho está fortemente ligado a Ponte de Lima e esta terra assume-se como o berço deste "petisco". Pelos relatos que tivemos oportunidade de ouvir e por aquilo que vimos, a afluência foi muito elevada, podendo os números avançados pela organização ser discutíveis, mas tal não invalida a pertinência e o enquadramento deste evento na sociologia e etnografia local.
Por entender ficaram algumas questões:
Porquê o alheamento dos restaurantes locais do evento?
Porquê a realização do evento numa tenda, quando o espaço Expolima tem (ou deveria ter) condições para este tipo de eventos?
terça-feira, fevereiro 24, 2009
O PSD de Ponte de Lima manifestou a sua preocupação relativamente ao sucessivo adiamento das obras nos serviços de urgência de Ponte de Lima, dificultando a acção dos profissionais e doentes. Pelo seu interesse e oportunidade, tomamos a liberdade de transcrever o texto na íntegra:
"O PSD de Ponte de Lima manifesta o desagrado pela inércia verificada às anunciadas obras do serviço de urgência do Hospital de Ponte de Lima pois as instalações estão velhas e degradadas. Não tem havido sensibilidade dos nossos governantes para a resolução desta situação, uma vez que continua a ver-se os doentes "estacionados" ao longo do corredor, e, quando este se encontra lotado, as macas são colocados entre biombos e os mesmos protegidos com lençóis, no hall da entrada principal do hospital, sujeitos a correntes de ar, sem o mínimo de condições e sem qualquer privacidade. Neste hospital trabalham equipas multidisciplinares em cooperação e eficiência que merecem um ambiente de trabalho adequado.É imperativa a resolução imediata do SUB de Ponte de Lima, para que exista um atendimento com segurança e qualidade para doentes e profissionais de saúde.Não se percebe a mora no início das obras de remodelação e ampliação do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Ponte de Lima. Porque esperamos? É urgente a realização destas obras! Todos sabemos que o direito à protecção da saúde está consagrado na Constituição e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a equidade, a ética e a solidariedade".
segunda-feira, fevereiro 23, 2009

sábado, fevereiro 21, 2009
Campeonato Nacional da 3ª Divisão: Prado, 2 - Limianos, 0
Divisão de Honra AFVC: Ponte da Barca, 2 - Correlhã, 1
1ª Divisão AFVC: Fachense, 1 - Moreira do Lima, 2 ; Torre, 4 - Grecudega, 3 ; Bertiandos, 3 - CSP Moreira, 2 ; Chafé, 2 - Águias de Souto, 0 ; Lanheses, 1 - Vitorino Piães, 1
Juniores AFVC: Limianos, 4 - Barroselas, 0 ; Juvenis: Limianos, 7 - Ponte da Barca, 2; Iniciados: Paçô, 3 - Limianos B, 2
Infantis: Limianos, 7 - Âncora Praia, 1; Perre, 2 - Limianos B, 2; Luciano Sousa, 1 - Limianos, 3
Escolas: Âncora Praia, 3 - Limianos, 1; Limianos, 5 - Ancora Praia B, 1
Futsal - Monção, 7 - Fontão, 5; Neiva, 6 - Ponte da Barca, 1
Hóquei em Patins: Limianos, 4 - Hóquei do Marco, 2
Grande jogo de hóquei em patins que, mais uma vez, revelou a apetência de “Os Limianos” para vencerem as equipas dos lugares cimeiros da classificação.
Começaram melhor os locais, adiantando-se no marcador, resultado que conseguiram manter até ao intervalo.
No arranque de uma segunda parte alucinante, em velocidade e emoção, os forasteiros deram a volta ao marcador, remetendo-se depois à defensiva para poderem explorar o seu perigoso contra-ataque. O que não esperavam era a reacção local, que mercê de um bom hóquei e muito querer, levaram de vencida uma das melhores equipas do campeonato.
É apresentado hoje, pelas 17h00, na Estância de Santa Maria Madalena, o candidato do PSD ao Município de Ponte de Lima, o primeiro a entrar na corrida à Câmara limiana. Trata-se de Filipe Viana, o jovem presidente da Comissão Política local, que assume assim uma candidatura virada para o futuro, tendo em conta os seus 33 anos, natural da freguesia de Vitorino de Piães e advogado de profissão.
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
O Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins regressa ao Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, onde no sábado, pelas 18h00 "Os Limianos" defrontam o Hóquei Clube do Marco. Mais um jogo de crucial imp'ortância para as aspirações locais, onde a vitória afasta a equipa de Ponte de Lima do fundo da tabela. Por isso, todo o apoio é pouco...
Para o Campeonato Nacional da 3ª Divisão, "Os Limianos" deslocam-se a Prado, quando faltam 5 jornadas para o final da 1ª fase, momento em que se tomam as grandes decisões. Uma vitória é fun damental para manter intactas as aspirações aos seis primeiros lugares da classificação, que dão acesso à disputa da subida.
Outros jogos
Divisão de Honra AFVC - Ponte da Barca - Correlhã
1ª Divisão AFVC - Fachense - Moreira do Lima; Torre - Grecudega; Bertiandos - CSP Moreira; Chafé - Águias de Souto; Lanheses - Vitorino Piães;
Juniores AFVC - Limianos - Barroselas
Futsal - Monção - Fontão; Neiva - Ponte da Barca
Tem lugar hoje, pelas 20h30, a reunião ordinária de Fevereiro da Assembleia Municipal, de acordo com o respectivo edital.
O Clube Náutico de Ponte de Lima vai organizar nos dias 28 de Fevereiro, 14 e 28 de Março, descidas do Rio Lima entre Ponte da Barca e a Gemieira. Os interessados em fruir da beleza da paisagem do vale do Lima e da adrenalina da descida podem obter mais informações através do site do clube, http://www.cnplima.com/, do mail aventura@cnplima.com ou dos telefones Telm: 96 200 34 14 e Telf/Fax: 258 944 899.
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
Um dos empreendimentos incluídos no Plano para 2009, que tem um carácter mais estruturante e capaz de encaixar nos projectos já em curso no concelho e por isso mais coerente e capaz de colocar Ponte de Lima na rota internacional do cavalo, é o Centro de Alto Rendimento em Actividades Equestres. É também, quiçã, o de mais difícil concretização tendo em conta a complexidade do financiamento e as dificuldades que podem ser encontradas ao nível do financiamento da administração central.
Mas esta aposta tem uma outra face: com tanta aposta, porquê o desinvestimento no primeiro projecto verdadeiramente estruturante na sector, o hipódromo de Calvelo?
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Os Municípios estão a constituir-se como elementos da linha da frente no combate à crise, através da adopção de medidas mitigadoras que permitam aos cidadãos uma redução nas despesas fixas. Os exemplos são muitos: apoios para pessoas mais desfavorecidas ao nível da realização de obras, cuidados de saúde, subsídios de arrendamento (Guimarães); serviço de apoio a idosos, através do transporte para consultas, reparações domésticas, entre outros (Maia); pagamento de propinas e refeições escolares a crianças e jovens cujos pais tenham perdido o emprego, acompanhamento de famílias em que mais do que um elemento do agregado tenha ficado sem emprego (Santa Maria da Feira); apoio no pagamento de rendas (Chaves); congelamento do aumento de rendas sociais, comparticipação na vacina da gripe dos idosos (Vila Real); Redução dos encargos com serviços autárquicos para famílias afectadas pelo desemprego (Évora); atribuição de vales para artigos de primeira necessidade (Beja).
São medidas tendentes a mitigar os efeitos de uma crise que pode ser devastadora para muitas famílias. Por cá, sabemos que o Município de Ponte de Lima abdicou dos 5% da receita de IRS a que tinha direito, mas esta medida não terá qualquer efeito nas famílias mais carenciadas, a maior parte delas isentas do pagamento do imposto. O "Projecto Ponte Amiga" tem estado na primeira linha do appoio a famílias carenciadas, sobretudo no campo da realização de pequenas obras de beneficiação em habitações. Muito pode ainda ser feito, designadamente: congelamento das rendas da habitação social; congelamento dos preços da água e taxas de saneamento, a criação do cartão do idoso (promessa eleitoral) que permitiria aos municípes aposentados beneficiarem de diversos descontos nos serviços municipais.
terça-feira, fevereiro 17, 2009
O PSD de Ponte de Lima emitiu um comunicado onde manifesta a sua preocupação com o estado actual do comércio limiano. Pelo seu interesse, reproduzimos na íntegra a posição do PSD:
"O PSD de Ponte de Lima manifesta-se profundamente preocupado com a situação do comércio tradicional em Ponte de Lima. O encerramento de diversos estabelecimentos comerciais e as dificuldades de liquidez que afectam muitos comerciantes do concelho, revelam a grave crise existente neste sector.A situação é ainda mais grave no comércio localizado no Centro Histórico de Ponte de Lima. A deslocalização, nos últimos anos, de diversos serviços públicos, a abertura exagerada de médias e grandes superfícies comerciais e o avançado estado de degradação do parque habitacional, têm conduzido à desertificação da zona histórica.No entender do PSD a crise que atravessa o país e o mundo não é a única responsável pelas dificuldades que os comerciantes limianos atravessam. Para o PSD, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, tem revelado um total alheamento dos problemas existentes, que é visível na falta de acção e de medidas que contribuam para a revitalização e modernização do Centro Histórico.O PSD considera fundamental a recuperação do parque habitacional, através de uma política de maiores incentivos aos proprietários e a beneficiação da frente ribeirinha, que transforme o espaço entre pontes numa zona mais atractiva, apostando-se numa solução que alie a funcionalidade à beleza paisagística. O PSD considera ainda que é necessário proceder à reformulação da circulação do trânsito, privilegiando a existência de mais zonas pedonais e a reorganização dos espaços estacionamento.Além destas medidas, o PSD sugere a implementação de uma nova dinâmica na organização de eventos de âmbito cultural e recreativo, que envolva os comerciantes e os movimentos associativos existente no concelho, aproveitando-se a beleza que caracteriza o Centro Histórico de Ponte de Lima".
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
Estão já à venda os bilhetes para os tradicionais Bailes de Carnaval de Ponte de Lima, que decorrerão no Teatro Diogo Bernardes, numa organização da Associação Desportiva "Os Limianos". Estes terão lugar nas noites de 21 e 23 de Fevereiro e estão fortemente enraízados no imaginário limiano. Além desta proposta, cujos destinatários são os mais saudosistas e famílias, à semelhança do que aconteceu com a passagem de ano, os bares do Centro Histórico também terão o seu Carnaval, a 21 e 23 de Fevereiro.
Como se pode verificar, Ponte de Lima terá festa e folia para todos os gostos...
domingo, fevereiro 15, 2009
Futebol
Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Série A: Amares, 2 - Limianos, 2 (1-2 ao intervalo)
Escolas: Limianos B, 1 - Lanheses, 6; Vila Fria, 0 - Limianos A, 4
Infantis: Limianos B, 3 - Luciano Sousa, 2; CSP Moreira, 0, Limianos A, 3; Limianos C, 5- Deocriste, 0
Iniciados: Ancorense, 2 - Limianos A, 5; Limianos B, 1 - Lanheses, 2
Juvenis: Darquense, 1 - Limianos, 6; Neves, 1 - Vit. Piães, 0
Juniores: Ancorense, 0 - Limianos, 4
Divisão de Honra AFVC: Cerveira, 0- Correlhã, 0
1ª Divisão AFVC: Moledense, 1-Fachense, 0; Moreira do Lima, 2 -Perre, 1; Grecudega, 1-Bertiandos, 0; Águias de Souto, 0-Lanheses, 1
Futsal
Fontão, 4 - Santa Luzia, 6
Hóquei em Patins, Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Zona Norte: Lavra, 3 - Limianos, 2
sábado, fevereiro 14, 2009

Depois da 2ª Edição da "Verde Noivos" e da "Festa do Porco e do Sarrabulho", o Festival Internacional de Jardins é o próximo evento integrado no programa "Ponte de LIma em Festa", já apresentado. As grandes novidades estão na "Feira Medieval" (12 a 14 de Junho) e na confirmação da realização do Festival de Ópera e Música Clássica, que chegou a estar em risco, mas que viu confirmada a sua realização entre 10 e 26 de Julho, assim como a I Feira de Caça e Pesca, que a Expolima acolherá de 24 a 26 de Julho.
sexta-feira, fevereiro 13, 2009
Futsal
Sábado, pelas 17 horas decorre no pavilhão gimnodesportivo de Fontão o encontro de futsal entre as equipas da A.D.Fontão e Santa Luzia, a contar para o campeonato distrital de futsal. Recordamos que o Santa Luzia é o actual líder da classificação, mas prevê-se forte réplica da equipa limiana.
Futebol
A contar para o nacional da 3ª divisão, série A, "Os Limianos" deslocam-se ao recinto do Amares, mais um importante encontro para as aspirações da equipa de Ponte de Lima, que busca uma posição entre os seis primeiros, que lhe dará acesso à disputa da subida à 2ª Divisão.
Para os campeonatos da Associação de Futebol de Viana do Castelo, na divisão principal, a Correlhã desloca-se domingo a Vila Nova de Cerveira, para defrontar a equipa local. Para a 1ª Divisão, realizar-se-ão os seguintes encontros: Moledense-Fachense; Moreira do Lima-Perre; Grecudega-Bertiandos; Águias de Souto-Lanheses.
De referir ainda, no sábado, os jogos Ancorense-Limianos, em juniores, e Darquense-Limianos, em juvenis.
Hóquei em Patins
Em jogo a contar para o Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte, "Os Limianos" deslocam-se ao recinto do Lavra, esperando-se a confirmação da recuperação que tem vindo a ser encetada, agora sob a batuta do técnico Pedro Mendes. No entanto, as dificuldades serão grandes, pois apesar da sua posição na tabela, os locais são uma das equipas menos batidas do campeonato.
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Pela segunda vez foi convocada assembleia-geral dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, que terá como ponto único da ordem de trabalhos, a eleição dos corpos gerentes para o triénio 2009/2011. Recorde-se que para o acto eleitoral marcado para Dezembro não foi apresentada qualquer lista. A Assembleia-geral extraordinária terá lugar no dia 22 de Março, pelas 9h00, encontrando-se as urnas em funcionamento até às 14h00.
As listas candidatas devem ser entregues ao Presidente da Assembleia Geral até ao dia 27 de Fevereiro.
Em Janeiro, numa entrevista concedida ao jornal "Alto Minho", o advogado Pedro Saraiva afirmou estar a ponderar uma candidatura à instituição.
Nestes momentos os BVPL gozam de uma boa saúde financeira, tendo em dia todos os seus compromissos, após um mandato em que a reorganização administrativa e financeira foi a grande prioridade da equipa comandada por António Amorim. Hoje as contas estão em dia, sobretudo no que diz respeito aos credores, porque como é habitual a instituição tem contas pendentes com o estado, designadamente os hospitais.
Foi também durante o mandato que terminou em Dezembro que algumas vozes contestatárias se levantaram, sobretudo na rua e nos cafés, pois nunca chegaram aos órgãos da instituição, designadamente a assembleia-geral. Esta é, pois, mais uma oportunidade para que os contestatários possam assumir as suas responsabilidades e corporizar uma alternativa, já que os bombeiros não podem e não devem ser geridos a partir dos cafés, mas sim com gente responsável e credível nos órgãos sociais.
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
Um grupo de cidadãos limianos constituiu a AAPEL - Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, tendo criado um blogue para que os passos da associação possam ser melhor acompanhados.

terça-feira, fevereiro 10, 2009
Ponte de Lima lidera o grupo dos municípios financiados para a requalificação e ampliação da rede escolar do 1º Ciclo. As obras calendarizadas pela autarquia limiana ascendem a cerca de 10 milhões de euros e destinam-se à construção da Escola Básica Integrada de Freixo (Já construída e em funcionamento) e os Centros Educativos de Refoios (Já construído e em funcionamento), Trovela, Facha, Gandra e Arcozelo (estes em contrução). O QREN apoiou estas intervenções com 6 milhões e 900 mil euros.
Com esta comparticipação, resta a aprovação das candidaturas para os Centros Escolares das Lagoas e Ponte de Lima, com os quais ficará concluído o reordenamento da rede escolar do 1º Ciclo do concelho.
segunda-feira, fevereiro 09, 2009
Um armazém situado na zona insdustrial da Gemieira, ficou completamente destruído por um incêndio, que deflagrou cerca da 1h30 de domingo. Para o local deslocaram-se 17 bombeiros e 7 viaturas dos Voluntários de Ponte de Lima.
Ver notícia aqui.
´
Neste mesmo dia, em notícia publicada no Jornal de Notícias, ficaram a conhecer-se alguns pormenores do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, que será construído na freguesia da Feitosa e cuja construção se prevê esteja concluída no próximo ano.
domingo, fevereiro 08, 2009
Limianos, 4 - Juventude Pacense, 2 (4-1 ao intervalo)
"Os Limianos" alinharam com: Jorge Correia, Diogo Sá (1), João Pedro (1), Samuel (1), Tiago (1), Pedro Conde, Bruno e Miguel
Perante um adversário directo, "Os Limianos" entraram mais fortes, perante uma equipa que procurou jogar de igual para igual. Fruto do domínio inicial, a equipa da casa chegou rapidamente aos 3-0, facto que fez com que os pacenses mudassem de estratégia, procurando jogar de uma forma mais calculista e prudente. Antes do intervalo, a equipa da casa ainda ampliar a a sua vantagem e os forasteiros fizeram o primeiro golo, ambos os tentos em jogadas de contra-ataque.
Quando se esperava que, no segundo tempo, a Juventude Pacense procurasse reduzir a desvantagem, continuou a praticar um hóquei conservador e defensivo, enquanto que, naturalmente, "Os Limianos" faziam a gestão da confortável vantagem de que dispunham. A etapa complementar foi, por isso, monótona e com pouco espectáculo.
O resultado foi justo e premiou a melhor equipa.
Futebol
Escolas: Artur Rego, 7 - Limianos B, 2; Limianos A, 11 - Luciano Sousa, 0
Infantis: Artur Rego, 6 - Limianos B, 2; Vianense, 0 - Limianos C, 3; Limianos A, 2 - Luciano Sousa, 2
Juniores: Limianos, 5 - Courense, 1
Futsal
Taça AFVC - Fase Grupos - Neiva, 1-A.D.Fontao, 1. Jogo muito bem disputado, no derby de Futsal do concelho de Ponte de Lima. A A.D.Fontão alinhou com: Dinis(gr), Carneiro(1), Zé Domingos, Cuco, Carlos Miguel. Entraram ainda: Fabricio, Artur(c).
Domingo
Juvenis: Limianos, 5 - Chafé, 0
Iniciados: Limianos A, 2 - Valenciano, 1; Guilhadezes, 3 - Limianos B, 0
Divisão de Honra AFVC: Correlhã, 1 - Vila Franca, 0
1ª Divisão AFVC - Fachense, 2 - Neiva, 3; Torre, 3 - Moreira do Lima, 6; Bertiandos, 6 - Peladeiros, 1; Chafé, 5 - Gandra, 1; Vit. Piães, 3 - Águias de Souto, 0
Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Série A
Limianos, 0 - Fão, 0
"Os Limianos" alinharam com: Baía, Bruno, Boris, César, Zé Manel, Vitor Hugo, André Pinto, Ranela (Correia aos 78'), David (Miguel aos 67'), Ribeira (João Costa 85'), Marcos.
Excelente jogo de futebol numa tarde chuvosa. Na primeira parte maior ascendente do Fão, mais rápido sobre a bola e a revelar um conjunto muito forte. No segundo tempo, "Os Limianos" assumiram o controlo do jogo, criando algumas boas oportunidades de golo, designadamente por Ribeira aos 64' e David aos 64. O resultado acaba por ser mais penalizador para a equipa da casa que fex uma segunda parte de alto nível.
Morreu. Deitada no caixão estreito,
Pálida e loira, muito loira e fria,
O seu lábio tristíssimo sorria
Como num sonho virginal desfeito.
Lírio que murcha ao despontar do dia,
Foi descansar no derradeiro leito,
As mãos de neve erguidas sobre o peito,
Pálida e loira, muito loira e fria...
Tinha a cor da rainha das baladas
E das monjas antigas maceradas,
No pequenino esquife em que dormia...
Levou-a a morte na sua graça adunca!
E eu nunca mais pude esquece-la, nunca!
Pálida e loira, muito loira e fria...
António Feijó, in Líricas e Bucólicas, 1884
sábado, fevereiro 07, 2009
Realiza-se hoje, pelas 18h00 o jogo de futsal entre o Neiva e a A.D. Fontão, clubes que vão discutir a passagem à fase seguinte da taça da AFVC, o encontro realiza-se no pavilhão de Freixo. Este encontro coloca frente a frente as duas equipas séniores do concelho de Ponte de Lima que, presentemente ocupam respectivamente o 2º e 8º lugares do respectivo campeonato.
Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde teve por companheiros Luís de Magalhães, Manuel da Silva Gaio e Luís de Castro Osório, com quem fundou a Revista Científica e Literária. Desde os finais de 1870 até ao início da década de 1890 colaborou em vários periódicos, nomeadamente na Revista Literária do Porto, Novidades, Revista de Coimbra, A Ilustração Portuguesa, Museu Ilustrado, O Instituto e Arte (revista internacional fundada por Eugénio de Castro e Manuel da Silva Gaio). Em 1881 publicou o seu primeiro volume de poesias Sarcerdos Magnus e, no ano seguinte, Transfigurações, obras marcadas pela temática filosófica e pelo tom épico, que revelam um pessimismo e uma acusação nítida das imperfeições morais e sociais que o rodeiam. Seguiram-se Líricas e Bucólicas (1884) e À Janela do Ocidente (1885), reveladoras de um lirismo mais refinado. Após um breve período em que exerceu a advocacia ingressou, em 1886, na carreira diplomática, sendo primeiro cônsul no Brasil e a partir de 1891, em Estocolmo onde foi promovido a ministro plenipotenciário em 1901. Aí viria a casar-se com uma jovem sueca, Mercedes Lewin, cuja morte prematura o viria a influenciar numa temática mais fúnebre, patente na sua obra (por exemplo, no soneto Pálida e Loira). No Cancioneiro Chinês (1890), colecção de poesias chinesas adaptadas a partir da versão francesa de Judith Gautier, revelou o gosto pelo exotismo orientalista. Em Bailatas (1907), livro publicado sob o pseudónimo de Inácio de Abreu e Lima, parece ter a intenção de parodiar o Decadentismo, mas a verdade é que muitas dessas poesias atingem consonância com a própria sensibilidade simbolista. Os seus últimos volumes, particularmente a colectânea póstuma Sol de Inverno (1922), espelham o lirismo sóbrio, o simbolismo depurado, os motivos melancólicos, outonais, os temas da saudade e da morte, que são algumas das características da sua obra.
Os temas da sua poesia estão frequentemente ligados a um certo desencanto, a um sentimento de decadência e mágoa (também devido ao afastamento de Portugal), e ainda de pessimismo. Ao tema recorrente da morte associa um ideal de beleza fria e mórbida. O seu estilo contido e requintado, reflectindo, apesar da sua temática obsessiva, um distanciamento aristocrático, coloca-o num lugar singular da poesia portuguesa do seu tempo.
sexta-feira, fevereiro 06, 2009
Muito desporto em Ponte de Lima. No sábado, pelas 15h00, os juniores de "Os Limianos", líderes da competição, recebem pelas 15h00 no Campo do Cruzeiro, a equipa do Courense. Pelas 18h00, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, em jogo a contar para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte de hóquei em patins, "Os Limianos" recebem a Juventude Pacense, jogo que marcará a estreia do novo técnico.
No domingo, o Campo do Cruzeiro será palco de um interessante jogo a contar para o nacional da 3ª Divisão, que oporá "Os Limianos" ao Fão, jogo importantíssimo para as aspirações dos locais, em ficar nos seis primeiros da classificação.
Outros jogos:
Divisão de Honra AF de Viana do Castelo: Correlhã - Vila Franca (Domingo, 15h00)
1ª Divisão AFVC: Fachense-Neiva; Torre-Moreira do Lima; Bertiandos-Peladeiros; Chafé-Grecudega; Vitorino de Piães-Águias de Souto
Juvenis AFVC: Limianos-Chafé
quinta-feira, fevereiro 05, 2009
Ter "o coração perto da boa", "falar demais" pode ser um defeito difícil de corrigir. Os políticos são personalidades que, por vezes, não pensam no que dizem ou, pelo contrário, não dizem o que pensam. Por isso mesmo, não resistimos a reproduzir algumas afirmações que só se podem enquadrar no "não sabem o que dizem", que tantas vezes o povo utiliza para etiquetar certos ditos: "Vive-se bem em Ponte de Lima" é uma meia verdade. Não sabemos o que com ela queria dizer Daniel Campelo (Cardeal Saraiva, 2/01/2009), mas se pretendia referir-se à calma com que discorrem os dias, aos locais belos e aprazíveis existentes na vila e no concelho para passear, à belíssima paisagem do concelho, ao fracto de ser servido por boas infraestruturas rodoviárias, aí não podemos deixar de concordar com o nosso presidente! Mas se a referência incluia o emprego, os salários, as perspectivas para os jovens, em suma, a dinâmica económica do concelho, aí só podemos estar em presença de alguém que vendo, não quer dizer o que vê, ou pior, não vê o óbvio.
"A única queixa que os empresários do Centro Histórico podem ter é de si próprios" foi outra das pérolas que saiu na mesma entrevista. O mesmo disse o Presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima antes do Natal no mesmo jornal. Estranha convergência de opiniões! Sendo certo que os comerciantes podiam e diviam fazer mais e melhor, parece evidente que tal nunca chegaria para fazer face a uma política de desinvestimento, desertificação, deslocalização de serviços, dificuldade de acesso, circulação e estacionamento numa zona que pode e deve ser o ex-libris do concelho e um espaço comercial por excelência. Enquanto não forem assumidas, em toda a sua plenitude, as responsabilidades de todos, sem este degradante "jogo do empurra", nunca teremos um centro histórico à medida dos nossos sonhos.
Mas, sem que nada o fizesse já esperar, eis que João Pimenta parece ter invertido o seu pensamento e, finalmente, lançou uma ideia para o Centro Histórico: A "Associação Empresarial de Ponte de Lima promete forte campanha promocional" e "promete apostar no Centro Histórico" (AM 22/01/2008).
Viva!

Feira do Porco / Delícias do Sarrabulho
Um certame que pretende dar centralidade ao expoente da gastronomia local, o Sarrabulho, congregando na Expolima restaurantes e os produtores da matéria prima que dá origem ao Sarrabulho, elementos que todos os fins-de-semana traz muitos forasteiros até esta terra. Dias 6, 7 e 8, em Ponte de Lima, na Expolima!
quarta-feira, fevereiro 04, 2009
É o título de uma publicação da responsabilidade da "Asociacion Cultural Civitas Limicorum, de Xinzo de Limia, recentemente editado na Galiza e apresentado em Janeiro no Teatro Diogo Bernardes. Esta obra, profusamente ilustrada, retrata o Lima da nascente até à sua foz, integrando também as lendas e tradições a ele associadas. De realçar a inclusão de textos de Cláudio Lima e António Feijó.
Antes ouvia-se dizer que a Associação Empresarial de Viana do Castelo estava a preparar uma candidatura ao CEVAL. Agora parece que foi o CEVAL a candidatar-se, e vencer, as eleições para a Associação Empresarial de Viana do Castelo. É caso para dizer que, se não estão do teu lado, corre-os!
terça-feira, fevereiro 03, 2009
Pedro Saraiva animou uma semana morna com "bombásticas" declarações ao jornal "Alto Minho". No momento em que anunciava que ia pensar numa candidatura aos Bombeiros limianos, enquanto lançava rasgados elogios a Daniel Campelo e lhe prometia o seu voto nas próximas autárquicas, lá ia dizendo que um militante partidário tem deveres (Pedro Saraiva é militante do Partido Socialista) e que estaria disponível para ajudar o seu partido noutras circunstâncias. Ficamos a saber que, efectivamente, não conhece os seus deveres (Daniel Campelo não é nem será o candidato do seu partido!) e que, segundo disse, foi sondado para ser candidato do PS à Câmara de Ponte de Lima por um membro do Governo com responsabilidades no distrito de Viana. Tudo à revelia da concelhia!
Uma semana agitada e cheia de... imaginação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A Câmara Municipal de Ponte de Lima inicia hoje, dia 3 de Fevereiro, as obras de valorização urbanística do Passeio Ribeirinho. A obra pretende melhorar a circulação e a utilização dos peões em parte das vias, rua Dr. António Magalhães, Inácio Perestrelo e ainda toda a rua do Passeio 25 de Abril.
Em reunião do executivo foi aprovada uma proposta de alteração ao trânsito, naquela área, no sentido de evitar constrangimentos à circulação automóvel .Assim, em parte da rua João Rodrigues de Morais, o trânsito circulará no sentido descendente, enquanto a rua do Mercado passará a ter o sentido Sul – Norte.
Infelizmente para todos aqueles que fazem do centro histórico o seu local de trabalho e subsistência, os contornos do projecto não são claros nem foram divulgados, ficando muitas perguntas por responder:
- Sendo mais uma vez retirados lugares de estacionamento, e não foram construídas alternativas, está a ser pensado um espaçod e estacionamento subterrâneo para o Centro Histórico, capaz de compensar tantos lugares perdidos nos últimos anos?
- Além do Passeio 25 de Abril, vão também ser alvo de intervenção as Ruas João Rodrigues Morais e Inácio Perestrelo?
- Foi equacionado o impacto destes medidas no deprimido comércio local?
Num país minimamente civilizado, este tipo de intervenções, que têm impacto na vida e nos negócios dos moradores e logistas, eram objecto de apresentação e discussão pública, consensualizando posições e limitando ao mínimo o impacto das mesmas.
segunda-feira, fevereiro 02, 2009
Não parece haver grandes dúvidas. As obras realizadas, o Mercado Municipal foram o grande logro de Daniel Campelo à frente do Município de Ponte de Lima.
Antes, o Mercado Municipal de Ponte de Lima era um espaço vivo, com dinâmica mas a necessitar obras de remodelação, que o tornassem mais jovem, atraente e capaz de fazer face aos desafios da época e do futuro.
Fizeram-se as obras, optando-se por um misto de recuperação do existente e do lançamento de uma nova imagem, apostando-se numa arquitectura arrojada e de ruptura com o passado.
Se o resultado em termos arquitectónicos pode ter sido aceitável, o mesmo não se pode dizer da funcionalidade do espaço. As lojas do lado nascente não têm qualquer funcionalidade nem condições de trabalho, não se ajustando à maior parte dos ramos comerciais aí instalados. A nave central, espaço aberto que pretendia albergar também outras actividades, designadamente espectáculos, revelou-se inapropriada e é hoje utilizada para fins que nada têm a ver com o planeado, que disvirtuam o espaço e as suas funções. Finalmente, a cobertura, quase nunca o foi, pois as infiltrações eram mais do que muitas. O mercado nunca foi um verdadeiro mercado e todos aqueles que acreditaram que poderiam garantir a sua sobrevivência naquele espaço, foram defraudados, apesar das críticas e reparos que iam chegando ao Município.
Em breve, vão ser realizadas algumas obras para procurar minimizar os danos. Mais de dez anos depois, fora da garantia da obra, à custa dos cofres do Município. É o reconhecimento tardio de um erro que não terá mais remédio. O Mercado acabou!

domingo, fevereiro 01, 2009
Entrada forte de “Os Limianos”, que se colocaram na posição de vencedores no decorrer do primeiro quarto de hora com belos golos de Vítor Hugo e Davide. Já depois dos 35 minutos o Marinhas reduziu, na sequência de uma confusão ocorrida dentro da área limiana. Ainda antes do apito do árbitro para o intervalo, o Marinhas ficou reduzido a dez unidades, por expulsão.
O Marinhas tentou reagir no início da segunda parte, com a entrada de mais um ponta de lança e apostando em futebol directo, contornando assim as dificuldades que lhe eram colocadas pelo estado do terreno, muito alagado. Com o maior caudal ofensivo do Marinhas, “Os Limianos” a exploraram o contra-ataque, vindo a conseguir o terceiro golo por Ribeira à passagem da meia hora, numa jogada e finalização de belo efeito. Infelizmente, na jogada seguinte o Marinhas volta a marcar, reduzindo a diferença e fazendo com que a emoção continuasse até final. Já perto do apito final, “Os Limianos” ficaram reduzidos a dez unidades, por expulsão de Graça, que viu o segundo amarelo, num momento em que a pressão do Marinhas era enorme.
A vitória acaba por assentar bem aos canarinhos, que assim consolidam a sua posição nos seis primeiros da tabela, num jogo em que não puderam contar com inúmeras unidades, designadamente Hugo, por Castigo, Hugo, Rui, João e Dionísio, por lesão.
Golos: Vítor Hugo, Davide e Ribeira
Fachense, 5 - Monção, 5
Courense, 5 – Bertiandos, 0
Vitorino Piães, 2 – Artur Rego, 2 (3-4 na marcação de grandes penalidades)
Castelense, 4 – Gandra, 1