quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Querem encerrar o Alto Minho na voz de Abel Baptista na Assembleia da República

O único deputado pelo distrito de Viana do Castelo na Assembleia da República, o limiano Abel Baptista, assinalou a passagem do segundo aniversário da vitória eleitoral do Partido Socialista com uma intervenção onde, mais uma vez, alertou para os graves problemas que está a atravessar o distrito com a actual política do governo de José Sócrates.
Na sua intervenção entende que "Há uma fúria de encerramentos em curso no distrito de Viana do Castelo".
A concretização veio logo de seguida:


"Pelas mais recentes noticias vindas a público serão encerradas as escolas de 2º e 3º ciclo de Valença, de Pias, concelho de Monção, de Távora, concelho de Arcos de Valdevez e Diogo Bernardes, no concelho da Ponte da Barca, não é renovado o contrato de associação do Externato das Neves, no concelho de Viana do Castelo".

Não ficou ainda por aqui. Havia mais:

"Mas a fúria de encerramentos prossegue com notícias do fecho dos postos rurais da GNR, nomeadamente o de Tangil, no concelho de Monção e a possibilidade de fecho da esquadra da PSP de Ponte de Lima. Apesar de já provado e consensualmente aceite que o policiamento de proximidade é o mais eficaz para a segurança dos cidadãos, o que parece estar querer implementar-se em Viana do Castelo é um estudo de caso para provar o contrário".

"A possibilidade de fecho do estabelecimento prisional de Viana do Castelo, já muito contestada pelo Presidente da Câmara Municipal da cidade".

"A noticia de que a Direcção de Finanças deixará de existir em Viana do Castelo, bem como a possibilidade de encerrarem 5 das 10 repartições de finanças do distrito".

"O encerramento de 6 serviços de atendimento permanente nos centros de saúde concelhios".

"O embuste criado para com a população de Valença, quando lhe foi garantido um SUB e depois se retira esse serviço".

"A possibilidade de encerrarem entre 6 a 8 das 10 zonas agrárias concelhias, num distrito com um forte peso agrícola e florestal".

"A reorganização e alteração do PNPG, com consequente possibilidade de perca de importância na região".

"A preocupante notícia de que a única delegação da Inspecção-Geral do Trabalho existente no distrito possa vir a fechar".

Depois de tamanho rol de serviços que podem vir a encerrar, associados a outros que já aqui foram referenciados e que podem engrossar a lista do Deputado Abel Baptista, não admira o seu desabafo:

"Partilho da frustração que os meus conterrâneos sentem, porque com eles vivo, trabalho e sofro e gostaria de continuar a viver e a trabalhar, mas gostaria ainda mais de poder ver os meus filhos a terem possibilidade de lá poderem ficar".

Esta é também a nossa preocupação, motivadas por atques cobardes de um governo que perdeu a sensibilidade e o bom senso.

Assinamos por baixo o apelo do Deputado Abel Baptista:

"O apelo que deixo, nomeadamente ao Partido Socialista, é de que não fechem o alto Minho".


Texto completo da intervenção no blogue "Querem Fechar o Alto Minho?"