sexta-feira, fevereiro 23, 2007

TRABALHO DE GRANDE QUALIDADE E VALOR

O Programa Escola Segura tem, em Ponte de Lima, um assinalável êxito, com uma presença constante, amiga, pedagógica e plena de intervenção cidadã da PSP junto dos diversos estabelecimentos de ensino da sede de concelho e da escola da Freiria, em Arcozelo. Pode-se dizer, em abono da verdade, que a escola e os alunos nunca mais foram os mesmos, desde que este programa foi criado e tão bem interpretado pela PSP de Ponte de Lima.
Por outro lado, a iniciativa "Polícia do meu bairro" teve também uma grande aceitação por parte da população e êxito na sua aplicação. A zona de intervenção ficou mais segura, mais solidária e mais próxima da PSP, com especial realce para os mais idosos e desfavorecidos, que encontraram no "seu" agente um amigo a quel podem recorrer.
A PSP aproximou-se muito da população nos últimos anos, enraizou-se, compreendeu-a e soube ser-lhe útil. Hoje é imprescindível e não podemos levianamente admitir a sua ausência.
Por isso não é possível entender como Ponte de Lima se está a deixar envolver numa teia que levará ao encerramento da esquadra da PSP, saída de todos os seus elementos para Viana do Castelo, fragilizando a presença policial na zona urbana e diminuindo drasticamente o número de agentes que vão servir o concelho. Este não é um passo em frente, no caminho da harmonização, mas sim um enorme e irreversível passo atrás na qualidade do serviço prestado.
Nada nos move contra a GNR, antes pelo contrário. Dentro das suas competências e com as suas grandes limitações, tem efectuado um trabalho digno e positivo. Mas o concelho de Ponte de Lima é, hoje em dia, servido por um reduzido número de agentes que, seguramente, não será significativamente aumentado caso passem a assegurar o policiamento de toda a zona urbana. Este facto, por si só, representa uma perda irreparável para todo o concelho.
O que aqui lamentamos, é a inacção dos actores locais, o laxismo e inioperância com que está a ser tratada esta questão. Parece que estamos resignados perante uma inevitavilidade.
Enquanto de Lisboa dizem que nada está decidido e o Governador Civil apenas se desloca ao Ministério da Administração Interna para ouvir o respectivo Ministro, por cá vamos sabendo que o encerramento está a ser preparado, que a saída far-se-á, provavelmente, ainda este ano, que os efectivos da PSP serão transferidos para Viana do Castelo onde permitirão o alargamento do policiamento a diversas zonas de expansão urbana, entre as quais a freguesia da Meadela.
Por cá, vamos ouvindo que a GNR ocupará as actuais instalações da PSP e que o corpo de combate a incêndios florestais da GNR a instalar no distrito, ficará sedeado em Ponte de Lima, nas actuais instalações da GNR na Quinta da Graciosa. Fraca consolação, para quem tanto vai perder.
Apenas exigimos uma coisa: respeito. Respeito de quem já decidiu e diz que está ainda a ponderar; respeito de quem apenas ouve mas deve ser a nossa voz junto do Governo e não apenas um comissário político e pau mandado do Terreiro do Paço; respeito de quem foi eleito para nos representar e está a deixar correr um processo até ao facto consumado, quando já nada será possível fazer; respeito dos deputados eleitos pelo círculo de Viana do Castelo que, com a excepção do Dr. Abel Baptista, nada têm feito para evitar o esvaziamento do distrito.
Exigimos respeito, e vamos até às últimas consequências, para que Ponte de Lima tenha voz e seja ouvida!