sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Zona amarela

A zona envolvende à Câmara Municipal, e outras zonas da vila viraram "Zonas Amarelas".
Da noite para o dia, linhas amarelas apareceram pintadas na rua, com o objectivo de impedir o estacionamento na envolvência do Município. Pode ser uma medida estética, a zona fica menos poluída visualmente e o resultado é, aparentemente, positivo. Mas é um indicador negativo.
Em primeiro lugar porque o estacionamento nunca impediu o acesso ou a passagem a ninguém, numa zona que não é, de perto nem de longe, uma zona de forte pressão ao nível do tráfego automóvel. Em segundo lugar porque a proibição é mais uma forma de convidar as pessoas a não desceram à baixa de Ponte de Lima, já por si deserta e esquecida. Desta forma, os automobilistas são praticamente obrigados a estacionarem no parque municipal, onde se ajudam as saudáveis finanças da Câmara.

Aqui vai uma sugestão, para contrabalançar a retirada de estacionamento à superfície: parques subterrâneos gratuitos nas duas primeiras horas, para quem efectuar compras no comércio limiano e, na primeira hora, para os restantes utentes. Esta medida impediria o abuso no estacionamento, direccionando-o para o tratamento de questões pontuais e pode chamar mais alguma gente à baixa. Finalmente, poderá ter o mérito de encher o parque junto ao município, o do mercado e o do hospital, com baixa procura desde que passaram a ser taxados.

Outras inovações ao nível do trânsito estão a ser implementadas, com resultados positivos, nomeadamente: marcação com pedra de calcário das passadeiras do centro histórico e das marcas no pavimento junto ao Centro Social; rotunda e marcação do pavimento na saída da zona escolar para a Via D. Teresa.

A ASAE visitou Ponte de Lima esta quinta-feira. Em força...