quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ponte de Lima, terra de emigrantes!

"Emigração e Emigrantes: Vale do Lima no séc. XIX" é o título da mais recente obra de David Rodrigues, numa edição do Centro de Estudos Regionais, com uma larga referência a Ponte de Lima.
Com base neste volumoso trabalho, fica provado que, desde tempos distantes, o nosso concelho é um concelho de emigrantes e migrantes. A prová-lo está a forte comunidade limiana em Lisboa, mas também em França, Alemanha, Suiça, Estados Unidos e, ainda, no Brasil.
As Terras de Vera Cruz eram, mesmo, o principal destino dos emigrantes limianos no séc. XIX, constituíndo o maior contingente do Vale do Lima com cerca de 5500, seguido dos Arcos de Valdevez com 2444, Viana do Castelo com 1456 e Ponte da Barca com 988. De Ponte de Lima sairam, então, mais emigrantes do que aqueles que sairam de todos os outros concelhos do Vale do Lima.
Ponte de Lima está presente em força na sociedade brasileira e um pouco por todo o mundo, como o comprovam as estatísticas de acesso a este weblog, que conta com visitas de 30 países diferentes, na sua esmagadora maioria limianos.
Daqui vai, pois, um forte abraço para todos.


Todos a Matosinhos, por Carolina Velho

Hoje defrontam-se F. C. Porto e Benfica a contar para o Campeonato Nacional da Liga de Basquetebol. A receiota deste grande derbi reverte para Carolina Velho, atleta da A. D. "Os Limianos" que sofreu um grave acidente.
O gesto dos portistas vem provar que a solidsariedade nada tem a ver com fronteiras ou bairrismos.
Vamos a Matosinhos e, com grande fervor, desejamos uma grande vitória de Carolina. E, já agora, do F. C. Porto que, não sendo o nosso clube do coração, provou ser muito grande no campo da solidariedade.