quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Sem preconceitos!

O Clube Náutico de Ponte de Lima celebrou o seu 15º aniversário apresentando contas do trabalho desenvolvido em década e meia de vida. Muitos atletas - cerca de 150 - em actividade, muitos campeões nacionais, atletas internacionais, entre os quais potenciais atletas olímpicos que, a atingirem esse objectivo, farão história em Ponte de Lima, por serem os primeiros atletas do concelho a conseguirem tal feito.
O Clube possui boas instalações, muito bem situadas e constitui, na actualidade, o grande elemento de ligação de Ponte de Lima ao rio que lhe deu o nome, que tanto preza e não se cansa de cantar.
Pois é o rio que dá possibilidades de expansão e evolução ao Clube Náutico, mas é também o rio que lhe está a dificultar a tarefa.
O espelho de água actualmente existente deve-se ao açude construído a jusante da ponte de N. Sra. da Guia. A obra foi, e é ainda, polémica, mas transformou a zona ribeirinha, dando-lhe consistência e beleza. No entanto, foi com esta estrutura que começou a verificar-se a retenção de areias e o açoreamento do rio nas imediações das instalações do Clube Náutico. Hoje a situação é já complexa e impede o normal funcionamento e desenvolvimento das actividades, designadamente dos treinos.
A solução passa pelo desaçoreamento de uma parte do rio, uma intervenção sem grande complexidade, mas que tem a frontal oposição do ICN.
Estamos seguros que, com bom senso, sem exageros e conciliando os interesses ambientais com os desportivos será possível ultrapassar este problema. A bem dos jovens limianos e de um clube que, embora jovem, actualmente é aquele que mais longe leva o nome de Ponte de Lima.