terça-feira, fevereiro 20, 2007

QUEREM FECHAR O ALTO MINHO?

Temos assistido nas últimas semanas a um penoso desfilar de serviços que estão na eminência de encerrar no distrito de Viana do Castelo, designadamente:
SAP - Serviços de Atendimento Permanente
Direcção de Finanças de Viana do Castelo
Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo
PSP de Ponte de Lima
GNR de Tangil
Escola Básica Integrada de Diogo Bernardes - Ponte da Barca e Escola Básica Integrada de Távora - Arcos de Valdevez, que ficariam apenas com o 1º Ciclo, deitando por terra tudo o que foi determinado pela carta educativa, homologada algumas semanas antes.
Escola EB 23 de Tangil, Escola EB 23 de Valença e até a Escola EB 23 da Correlhã (esta última sem confirmação)
Tribunais de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Monção, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Caminha, no âmbito da reforma dos serviços da justiça (comenta-se mas ainda está em estudo...).

Esta onda de encerramentos pressupõe um duríssimo golpe para o distrito de Viana do Castelo e para todos os Alto Minhotos. As instâncias regionais devem estar atentas e agir em conformidade relativamente a medidas que, pura e simplesmente, pretendem reduzir o Alto Minho a um extenso dormitório e o seu interior a um grande parque natural sem vida humana.
O representante do governo no distrito também é o representante dos alto minhotos junto do governo e, da sua boca, não ouvimos uma única palavra relativamente à grande machadada que está a ser preparada. O Governador Civil não é apenas um comissário político do governo, deve ser também a nossa voz junto da administração central e, como tal, não está a cumprir a sua missão. Acorde Professor Pita Guerreiro!