Indicador de Desenvolvimento Municipal
Dinamismo económico - Onde são aferidos indicadores como o rendimento bruto per Capita, crédito à habitação per Capita, Taxa da Desemprego, Levantamento de Caixas Multibanco, Bancos, Caixas Económicas e Crédito Agrícola por 1000 habitantes, proporção de emprego em sociedades, número e diversidade de empresas e volume de negócios das sociedades.
Ponte de Lima ocupa um lugar a meio da tabela nacional (147º), com 82,5 pontos, longe dos 850 de Lisboa. Esta é uma área desde há alguns anos objecto de críticas contundentes ao executivo, devido ao conservadorismo com que tem sido bordada. Os resultados, hoje, não são muito animadores, com os parques empresariais com uma taxa de ocupação reduzida e o comércio a definhar. Num conteto de crise internacional, os efeitos em Ponte de Lima podem ainda ser mais sérios.
No contexto do distrito de Viana do Castelo, apesar de ser o segundo maior concelho, Ponte de Lima surge apenas em quarto neste indicador, atrás de Viana do Castelo (147,9), Vila Nova de Cerveira (105,1), Valença (89,1), mas à frente de Caminha (75,3), Monção (67,9) e Arcos de Valdevez (66,7).