domingo, dezembro 07, 2008

Comentário
Os pés bem assentes na Terra

"Os Limianos" são um clube de expressão nacional, mercê de uma presença assídua no nacional da 3ª divisão, com especial realce para as décadas de 70 e 80, e do título nacional da 3ª diivisão e presença na 2ª divisão B, na década de 90. Pelo meio também se conta muita instabilidade directiva e, como consequência, instabilidade desportiva, com muitas descidas aos distritais.
Na época transacta, culminando um dos mais equilibrados campeonatos distritais de sempre, "Os Limianos" sagraram-se campeões e venceram a Taça A. F. de Viana, título este que nunca haviam conquistado. Garantiram, assim, o direito de regressar aos nacionais, disputando a 3ª divisão nacional. A equipa era meioritariamente integrada por jogadores oriundos de Ponte de Lima, tal como a equipa técnica era 100% limiana.
Para a presente época, as aspirações eram, logicamente, modestas: a manuetnção nos nacionais. Para atingir esse objectivo, a direcção manteve os princípios da época anterior e reforçou-se dentro das possibilidades do clube, com elementos jovens e ambiciosos, na sequência de uma planificação cuidada reslizada durante a época anterior. A média de idades desceu, mas a ambição cresceu. O "traço" limiano manteve-se, pois cerca de 60% dos elementos do plantel são oriundos do concelho.
Apesar de um arranque periclitante, os resultados e as exibições começaram a aparecer e estão, até à data, a demonstrar que a aposta foi acertada e que estamos perante uma equipa capaz de ombrear com os melhores da sua série. Vai daí, as expectativas dos adeptos subiram em flecha, apesar das da direcção, equipa técnica e atletas se manterem intactas. Os objectivos não se alteraram, apesar das contrariedades que se foram atravessando no caminho: um jogo repetido desde o início quando "Os Limianos" estavam em vantagem por 2-0, arbitragens que prejudicaram o clube, muitas lesões em elementos chave do plantel, golos sofridos nos últimos minutos.
Mas, apesar de tudo, a equipa de Ponte de Lima encontra-se nos lugares cimeiros da tabela, numa época interessante de seguir, cuja grande novidade tem sido o facto de "os Limianos" terem deixado de ser olhados como clube candidato à descida. E não é pouco...