quarta-feira, julho 08, 2009

A saúde em Ponte de Lima segundo Filipe Viana, candidato do PSD à Câmara de Ponte de Lima

(excertos da intervenção na Assembleia Municipal de 19 de Junho)

A Saúde em Ponte de Lima é, com toda a certeza, também um dos temas mais prementes no nosso concelho. (...)

Em primeiro lugar têm de estar as pessoas, por isso é fundamental a criação de condições para uma prestação de cuidados de saúde de excelência para toda a comunidade. É necessário reorganizar os serviços em função de patologias! É necessário ajustar as necessidades das populações às alterações demográficas e proporcionar a resolução dos seus problemas, dado que os doentes necessitam dum serviço completo!
Sabendo que é da competência das Câmaras Municipais a prevenção da toxicodependência, propomos (ponto 1 da proposta) que sejam celebrados mais protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima, o IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência e os Agrupamentos Escolares do município, visando o desenvolvimento de competências psicossociais no sentido de promover nos alunos das escolas do município a tomada de decisão, reflectida e autonómica, perante o aliciamento de substâncias psicoactivas.(...)
A Prevenção é essencial, sobretudo no Meio Escolar, e tem como objectivos o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, a melhoria da qualidade dos espaços físicos e relacionais, a minimização dos factores de risco ligados aos comportamentos desajustados e ao uso/abuso de substâncias lícitas e ilícitas, bem como a difusão de informação adequada sobre estas temáticas.
Atendendo não só a esta problemática da toxicodependência, mas também no que diz respeito aos hábitos alimentares dos Limianos, propomos (ponto 2) que sejam promovidos encontros entre os diferentes profissionais que prestam serviços no contexto da alimentação ao serviço da autarquia limiana e/ou outras autarquias, de modo a favorecer-se a troca de experiências e a sensibilização para os cuidados da alimentação saudável e das consequências da obesidade.Neste concernente, sugerimos a participação em Congressos na área da Alimentação e Autarquias, bem como a celebração de protocolos com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, de modo a podermos ter apoio de nutricionistas nas cantinas das nossas escolas, desde o 1º ao 3º ciclos e ensino secundário, proporcionando ainda aos alunos a sensibilização para o consumo de sopa, legumes, fruta e menos glúcidos ou fast food (hamburguers, pizas etc).(...)


Defendemos ainda a criação de um serviço de apoio aos idosos proporcionando uma melhoria da qualidade de vida aos idosos do concelho de Ponte de Lima, através da criação de condições para uma maior autonomia das pessoas no seu domicílio, apoiando o idoso em pequenas tarefas domésticas, defendemos um serviço de transportes qualificado do idoso ao Centro de Saúde; por isso propomos (ponto 4) garantir o apoio domiciliário a idosos sem retaguarda familiar, auxiliando-os em pequenas tarefas domésticas como substituir uma lâmpada, trocar um vidro partido ou até mesmo em pequenas obras nas habitações, sem esquecer o transporte do idoso ao Centro de Saúde mais próximo.(...)
Por fim, é preciso sensibilizar as populações para a promoção da saúde, sendo certo que estes devem sentir-se apoiados. (...).Por exemplo, reformulação dos cuidados de saúde primários, extinção das sub-regiões de saúde, desfasada da criação dos agrupamentos de centros de saúde; é necessário trabalhar em conjunto; não há reformas coordenadas, não há modelo coerente que norteie estas medidas, nem objectivos claros nesta área. Há uma disfunção resultante da falta de políticas correctas e tecnicamente fundamentadas.(...)


Assiste-se a uma ideia fixa de “economicismo” imediato. Este Governo trata a Saúde como um Tsunami, danificando o Hospital, suspendendo serviços, deslocou profissionais, deixou gabinetes vazios, enfim, desorganizou, deslocou, desmotivou e desiludiu.Dificultou ainda o acesso dos doentes aos cuidados de saúde, não aproveitando as capacidades hospitalares já instaladas. Nesta matéria, defendemos a reestruturação da prestação dos cuidados de saúde com capacidade já instalada, e definidas geograficamente, em espaços geográficos determinados, como sejam Freixo; Refoios; S. Martinho da Gandra, conferindo-lhe mais valências, aproveitamento de recursos e proximidade com os utentes.Será que poupar é retirar serviços aos doentes, reduzindo recursos humanos, médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico terapêutico, porteiros, entre outros, do nosso Hospital Conde de Bertiandos?
Não vamos politizar sobre a saída Medicina Interna do nosso Hospital. Na altura certa, tomamos as medidas que entendemos convenientes, alertamos a comunicação social escrita e falada e entidades locais; fizemos chegar a nossa actualidade e as nossas preocupações aos deputados do PSD na Assembleia da República. Neste ponto, fomos informados que iriam averiguar a nossa informação, mas que a decisão tinha sido tomada ao nível local (Viana). Neste momento, aguardamos e esperamos que impere o bom senso.
Os meios complementares de diagnóstico, isto é, radiologia, análises, medicina física e de reabilitação, contribuem decididamente para a boa decisão dum diagnóstico que satisfaça as necessidades da população.É necessário tomar medidas para que os doentes que se dirigem ao UBU (Unidade Básica de Urgência), que ainda é o caso do Hospital de Conde de Bertiandos, tenham um serviço completo: necessitam, por exemplo, de ter análises clínicas 24 horas por dia. Actualmente, sempre que o doente chega ao Hospital fora do horário de funcionamento daquele serviço e necessita de exames, aguarda no Hospital até ao dia seguinte ou terá que se deslocar a Viana do Castelo, a fim de fazer análises, e retornar a Ponte de Lima. Autêntica incoerência, a que acresce o facto do nosso hospital possuir já capacidade instalada para a resolução deste problema.Na verdade, existem diagnósticos, que tratados a tempo, têm cura. Por isso, não esperemos.
É necessário alargar o funcionamento de serviço de medicina física e de reabilitação até às 20:00 horas. Existem excelentes condições físicas, excelentes profissionais e doentes que aguardam tratamento.(...)
No nosso concelho temos várias pessoas com incapacidades, que não têm qualquer apoio. É preciso referenciar esses casos e ajudar essa realidade escondida.