sexta-feira, julho 17, 2009


Projecto de Valorização das Margens do Rio Lima

O Boletim Municipal de Novembro de 1995, dois anos após a tomada de posse de Daniel Campelo para o seu primeiro mandato, apresentava o Projecto de Valorização das Margens do Rio Lima, a obra mais emblemática e marcante dos 16 anos de permanência do autarca à frente do Município de Ponte de Lima. Neste ambicioso plano estavam incluidas as intervenções do Parque da Guia, Parque do Arnado, Praia Fluvial, Festival de Jardins, Piscinas Municipais, Clube Náutico e Centro Hípico, que depois deu também origem à Expolima.
Volvidos 14 anos desta notícia, salta logo à vista que, na margem esquerda do Lima, pouco foi realizado, excepção feita à Expolima e Parque da Guia, deixando a zona mais nobre de Ponte de Lima num estado de grande degradação, com prejuizos evidentes para todos.
Sendo certo que o projecto da ilha não foi pacífico, que poderia não ser o ideal, nunca foi procurada outra solução para que este plano fosse finalmente terminado.
Para uma vila que é tudo graças ao Rio, que sempre viveu virada para este curso de água que deve ser o centro da política municipal, como referiu António Carlos Matos ao "Cardeal Saraiva", não se compreende como porque é que dezasseis anos de poder não foram suficientes para terminar esta obra...