
2002/2011 - 9 anos de notícias e opinião sobre Ponte de Lima e o Alto Minho - mais de 2000 artigos publicados
sexta-feira, julho 31, 2009

quinta-feira, julho 30, 2009
Alguns excertos da entrevista de Daniel Campelo ao "Alto Minho" de 13 de Julho.
Sobre o TGV:
"Se o TGV passar por aqui vamos sofrer com isso, mas espero que sejam acautelados, dentro do possível, os interesses do desenvolvimento do concelho(...). As soluções que estão apontadas são más, muito más, mas não é o facto do TGV ser uma estrutura cara que nos pode levar a dizer que não queremos o TGV no Alto Minho. (...) não é agora em nome de uma economia nacional que vamos dizer não a uma ligação entre Valença e Porto ou entre Vigo e Porto.(...) O Município vai estar atento e pronunciar-se na devida altura."
Sobre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho:
"Espero que a CIM não seja apenas um espaço onde se faça a contratualização do QREN, mas para já a utilidade da CIM tem sido apenas essas contratualizações. O QREN tem um limite e o nosso território não tem."
Sobre os seus primeiros passos:
"Quando entrei para a política autárquica, há vinte anos, poucas pessoas davam alguma coisa por mim, hoje ninguém tem dúvidas que fui um bom presidente da Câmara".
quarta-feira, julho 29, 2009
Em entrevista ao Cardeal Saraiva de 10 de Julho, António Carlos Matos, candidato do Partido Socialista ao Município de Ponte de Lima, deu a conhecer algumas ideias que, com certeza, integrarão o seu Programa Eleitoral:
- Captação de investimento para os nossos polos industriais numa escala supramunicipal. Criação de um gabitene de apoio ao investimento, para captar investimento, promover a criação de emprego e a dinamização económica do concelho; Dinamização da pequena actividade económica; Rede de distribuição e escoamento dos produtos agrícolas do concelho.
- Reabilitação dos cursos de água que estão negligenciados; Recuperação dos moinhos tradicionais.
- Elaborar um estudo para uma rede supramunicipal de transportes.
- Tratar a questão do estacionamento na sede do concelho; Criação de um parque de estacionamento estruturante para a vila; Reabilitação urbana; Urbanismo mais cuidado nas zonas novas da vila;
- Definir uma área de excelência que poderia ser uma das margens do Rio Lima ou a zona de S. Gomçalo ou a zona das Veigas de Crasto, uma cidade desportiva com infra-estruturas desportivas e de lazer; Trazer para Ponte de Lima uma verdadeira pista de canoagem e um centro de alto rendimento, para uma modalidade que se tem projectado e tem projectado o nome de Ponte de Lima.
terça-feira, julho 28, 2009
PSD
Câmara Municipal: 1- Filipe Viana
Assembleia Municipal: 1- Paulo Morais
PS
Câmara Municipal: 1- António Carlos Matos; 2- Jorge Silva; 3-Helena Pereira
Assembleia Municipal: 1- Agostinho Freitas; 2- Diamantino Armada; 3- Fátima Gandarela
PP
Câmara Municipal: 1- Victor Mendes; 2- Gaspar Martins
Assembleia Municipal: 1- Abel Baptista
CDU
Câmara Municipal: 1- Acácio Pimenta (?)
segunda-feira, julho 27, 2009
Para quem gosta de história, pretende saber um pouco mais sobre a monarquia portuguesa, a influência das mulheres que fizeram essa mesma história, designadamente sobre um dos períodos mais conturbados da história de Portugal, não pode perder a obra "CARLOTA JOAQUINA - O PECADO ESPANHOL", da autoria de Marsilio Cassotti, autor também da biografia de D. Teresa, de que aqui fizemos também eco.
Carlota Joaquina, esposa do rei D. João VI, despertou ódios e paixões na corte portuguesa, sendo ainda hoje uma personagem controversa da história de Portugal, sendo a última rainha de Portugal nascida em Espanha, numa tradição inciada por D. Teresa.
domingo, julho 26, 2009
A A. D. C. Correlhã continua a preparar a próxima época, planificando o reforço da sua equipa de futebol. Até ao momento, os reforços da equipa liderada por Márcio Lima são Ilído, Meco e Crasto, três jovens formados nas escolas de "Os Limianos" que na última época integraram o plantel liderado por José Carlos Fernandes.
sábado, julho 25, 2009
A equipa de futebol sénior de "Os Limianos" dá o pontapé de saída para a nova época, em que voltará a disputar a Série A do nacional da 3ª Divisão. Os objectivos definidos pela Direcção e Equipa Técnica, liderada por José Carlos Fernandes, são os da época passada, ou seja, conseguir um dos primeiros seis lugares da classificação, que possibilitarão que a equipa integre o grupo que disputará a subida de divisão.
O plantel que procurará atingir este objectivo é o seguinte:
Baía, César, Zé Manel, André Pinto, Tanela, João Correia, João Costa, Hugo Costa, Boris, David, Ribeira, Hugo Soares, Miguel, Dionísio e o júnior promovido Fonseca. São aquisições Litos (Ribeirão), Paulo Pereira (Macedo de Cavaleiros), Ribeiro (Prado), Terroso (júnior Rio Ave), Grosso (junior Varzim) e Patrício (Correlhã).
No entanto a equipa sénior não foi a primeira a entrar em acção nesta época. De facto, no dia 20 apresentaram-se os juvenis, que competirão no nacional da categoria, cujo primeiro jogo está marcado para 23 de Agosto contra o Varzim, no Campo do Cruzeiro. Os juniores apresentam-se a 3 de Agosto.
sexta-feira, julho 24, 2009



quinta-feira, julho 23, 2009
Qualquer político que se preze mantém o seu tabu de estimação. O último que caiu foi o tabu alimentado por Daniel Campelo sobre a sua racandidatura, ou não, ao Município de Ponte de Lima. À mesa dos quatro abades, perante enorme assitência e muitos jornalistas, Campelo anunciou a sua retirada da corrida autárquica, abrindo caminho ao seu número dois, Vitor Mendes. Dizemos número dois porque muita coisa os diferencia, pelo que a palavra seguidor não seria a mais apropriada para personalidades e estilos tão diferenciados.
No entanto, a grande novidade do momento do anúncio foi a instauração de um novo tabu: a possibilidade de uma candidatura em Viana do Castelo, nas autárquicas de 2013. Evidentemente, Campelo abandona Ponte de Lima mas não a política, já que o tabuzinho é exclusivo dos "animais políticos". Surpreendidos?
quarta-feira, julho 22, 2009
terça-feira, julho 21, 2009
segunda-feira, julho 20, 2009
domingo, julho 19, 2009
Cláudio Loureiro foi o grande vencedor da etapa de Ponte de Lima do Campeonato Nacional de Downhill, realizada nos dias 11 e 12 de Julho em Ponte de Lima. Mais pormenores na peça de O Jogo.
Nesta competição estiveram também os atletas da nova equipa limiana CDR Batotas/Bike Zone Ponte de Lima, que obtiveram os seguintes resultados:
Nelson André Santos (Categoria Promoção) - 11º
Sérgio Alexandre Malheiro (Categoria Promoção) - 16º
Ruben Ricardo Silva (Categoria Promoção) - Abandonou
Os resultados gerais podem ser obridos aqui.
Alguns dos atletas que integraram o plantel de "Os Limianos" na época transcta foram alvo de cobiça dos clubes da região, alguns de divisão superior. Assim, os jovens Bruno Graça, Marcos e João reforçaram o S. C. Vianense, do escalão secundário do futebol nacional. O lateral Bruno e o médio Victor Hugo vão representar, respectivamente, o Prado e o Valenciano. Já Rui Alves será jogador do Santa Maria na próxima época.
sábado, julho 18, 2009
Amanhã Fernando Pimenta disputará a final de K1 500m.
PARABÉNS, CAMPEÃO!
DEIXA AQUI A TUA MENSAGEM PARA FERNANDO PIMENTA E TODA A COMITIVA LIMIANA PRESENTE NO EUROPEU
Notícia de "A Bola" e do Record
Primeiras declarações de Fernando Pimenta depois da vitória, inseridas nos comentários do blogue:
Obrigado a todos pelo appoio prestado quer a mim e aos meus colegas, pois sem eles a a NOSSA vitória não seria possível.. agradeço desde já todo o apoio do grande CLUBE NAUTICO DE PONTE DE LIMA, dirigentes, familiares, amigos e colegas e a uma pessoa muito especial que está sempre comigo nos bons e maus momentos PROFESSOR HÉLIO LUCAS.
Agora, falando da prova, foi muito dura, mas assim é que dá gosto, sofrer ate ao fim.
Com os melhores cumprimentos:Fernando Pimenta


sexta-feira, julho 17, 2009
Hoje, a partir das 10h5o, no Largo de Camões pode assistir à transmissão em directo do programa SIC AO VIVO.
quinta-feira, julho 16, 2009
Fernando Pimenta, com um tempo de 3,33,771, apurou-se directamente para a final de K1 1000m, conseguindo um tempo à altura dos concorrentes directos pelas medalhas. Este resultado vem comprovar o bom momento de forma em que se encontra o atleta do Clube Náutico, em boa posição para lutar pelas medalhas.
Joana Sousa e Cristiana Pona foram quintas na sua série de K2 1000m. Vão agora disputar as semi-finais.
Diogo Lacerda, integrado no K4 Junior 1000m, conseguiu o terceiro lugar da sua série, devendo disputar agora as semi-finais.
Jovens limianos no "Record"
Quando o Partido Socialista tinha revelado enormes fracturas com a recusa, por parte da distrital, da candidatura de Defensor Moura, o PSD em vez de aproveitar as fraquezas do adversário decidiu equilibrar a contenda, quando a distrital recusou o candidato sufragado pela concelhia, António Martins. No entanto, ao contrário do que aconteceu com o PS, a Comissão Política Nacional do PSD sufragou o empresário António Martins, que tinha obtido um dos melhores resultados de sempre do partido em 2005. No entanto, a distrital continuou por todos os meios a tentar impor outro candidato, designadamente o Arquitecto Marques Franco, iniciativas até ao momento sem qualquer sucesso. Paralelamente (ou não!) um grupo de militantes propõe uma terceira via, talvez a primeira que estaria nas mentes dos membros da distrital: Eduardo Teixeira, presidente daquela estrutura.
Surpreendentemente, depois da posição de força da Comissão Política Nacional, a distrital veio exigir a Carvalho Martins a vitória nas autárquicas, quando se esperava uma demissão deste órgão, porque deve ter compremetido definitivamente qualquer pretensão à vitória, por parte do PSD.
Com um enredo digno de uma novela mexicana, a fazer inveja aos dirigentes distritais do Partido Socialista e a Defensor Moura, resta acrescentar que António Martins é um ilustre militante do PSD limiano e que a influência de Ponte de Lima na distrital do partido é notória...
quarta-feira, julho 15, 2009
O candidato do PSD à Câmara de Ponte de Lima, Filipe Viana, divulgou uma carta aberta, onde desafia os outros candidatos a juntarem-se ao total repúdio pela passagem do TGV no concelho de Ponte de Lima, já que " o traçado do TGV virá infligir danos irreversíveis ao território, dividindo lugares, separando aldeias, destruindo terrenos e demolindo habitações". Por seu turno, as onze freguesias por onde passa o traçado nascente do combóio de alta velocidade, uniram-se através de um abaixo-assinado, repudiando "o traçado proposto pela Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE) "vai retalhar as freguesias, com especial incidência nas que foram já divididas pela passagem da A3 (Porto-Valença) e da A27 (Viana do Castelo-Ponte de Lima), o que impedirá o seu crescimento e desenvolvimento sustentável".
Esta não é uma questão meramente partidária, é um problema do concelho, apesar de muitos estarem calados por afectar apenas "o quintal do vizinho". É o que se depreende das posições assumidas tanto perlo PSD como pelos presidentes de junta, que certamente aguardam uma posição oficial para os lados dos Paços do Concelho, local onde o silêncio sobre esta questão chega a ser doloroso, mesmo cúmplice.
terça-feira, julho 14, 2009
A comitiva nacional que vai participar nos Europeus de Esperanças de canoagem partiu hoje de manhã com destino à Polónia, levando na bagagem a esperança de obtenção de bons resultados. Entre os jovens que seguiram viagem destacam-se os limianos Fernando Pimenta, Duarte Lacerda, Cristiana Pona e Joana Sousa, atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima.
Recordamos que Fernando Pimenta é o actual campeão europeu e vai procurar conquistar o primjeiro título em sub 23, neste seu primeiro ano como sénior, depois do oitavo lugar nos europeus absolutos, conquistado na Alemanha em K1 500.
Na bagagem segue também a esperança dos outros três jovens limianos, que competirão pela primeira vez nesta prova na categoria de juniores, integrando as tripulações portuguesas de K2 e K4, onde procurarão obter uma presença nas finais.
O "Parar para Pensar" está a promover um espaço de apoio a estes atletas, neste endereço, para que os leitores, amigos e familiares possam deixar uma mensagem de incentivo ao Fernando, Duarte, Cristiana e Joana, que a partir de quinta-feira disputarão esta importante competição.
segunda-feira, julho 13, 2009
Infelizmente o assunto não é novo e já aqui o abordamos;
Infelizmente ainda há alguns leitores deste espaço que não conseguem entender as regras de uma sã convivência e de uma sadia discussão;
Infelizmente parece que a aproximação de dois importantes actos eleitorais acordaram aqueles que parecem imergir de uma profunda letargia que durou longos anos;
Infelizmente outros parece que pretendem utilizar os desmandos de alguns para calar estes espaços alternativos de informação, onde há notícias e opinião que, por qualquer outra via, dificilmente chegariam ao grande público;
Infelizmente não poderemos tolerar este estado de coisas por muito mais tempo. Desde a primeira hora que assumimos a liberdade, a frontalidade, a necessidade de um debate sério e participado sobre Ponte de Lima, como uma necessidade vital para um concelho adormecido e amordaçado. Mas os vícios da liberdade não poderão condicionar o nosso enorme vício de participar no debate sobre a nossa terra;
Infelizmente temos que voltar a lembrar aos nossos leitores que só com regras, elevação, respeito e sentido democrático o blogue continuará a ser um espaço aberto de opinião e debate;
Assim, se o espaço de comentários continuar a ser utilizado para ataques pessoais, não fundamentados e anónimos, bem ao jeito da limiana tradição das folhas anónimas que mais não fazem do que minar a democracia, o espaço de comentários será suspenso por tempo indefinido no "Parar para Pensar".
domingo, julho 12, 2009
Uma avioneta caiu hoje, por volta do meio-dia no lugar da Vacariça na freguesia limiana de Refoios do Lima, provocando a morte do seu único ocupante de nacionalidade espanhola. A reduzida visibilidade no local poderá ter sido a causa do acidente.
Notícia do "Público" online, da RTP e da TSF.


sábado, julho 11, 2009
Foram divulgados os convocados que irão representar Portugal no Campeonato da Europa de juniores e sub 23, que decorrerá na Polónia nos dias 16 a 19 de Julho.
O Clube Náutico de Ponte de Lima tem quatro atletas entre os convocados:Fernando Pimenta e os juniores Diogo Lacerda, Joana Sousa e Cristiana Pona.
Depois dos excelentes resultados conseguidos no nacional de pista, espera-se também uma boa prestação destes jovens limianos, onde pontifica Fernando Pimenta, que é já uma grande certeza da canoagem nacional.
Com mais de 100 mil visitantes e muita animação, o balanço realizado da III Feira do Cavalo foi muito positivo pois, segundo Daniel Campelo, o evento promove a região e o Norte do País, sendo exemplar. A grande novidade saída da feira foi a promoção de uma candidatura a património nacional da raça garrana.
sexta-feira, julho 10, 2009
António Carlos Matos apresentou a sua candidatura a presidente da Câmara de Ponte de Lima na freguesia de Arcozelo, mas com os olhos bem postos na sede do concelho.
As principais ideias do candidato socialista assentam na criação de emprego e no reforço da rede de apoio social.
Nesse momento ficaram a conhecer-se outros elementos da sua lista. Assim, António Carlos Matos será secundado por Jorge Silva, presidente da concelhia e actual Vereador, enquanto que o terceiro lugar será ocupado por Helena Pereira.
Para a Assembleia Municipal, o cabeça de lista será Agostinho Freitas, enquanto que os degundo e terceiros lugares serão ocupados por Diamantino Armada e Fátima Gandarela.
quinta-feira, julho 09, 2009

quarta-feira, julho 08, 2009
(excertos da intervenção na Assembleia Municipal de 19 de Junho)
A Saúde em Ponte de Lima é, com toda a certeza, também um dos temas mais prementes no nosso concelho. (...)
Em primeiro lugar têm de estar as pessoas, por isso é fundamental a criação de condições para uma prestação de cuidados de saúde de excelência para toda a comunidade. É necessário reorganizar os serviços em função de patologias! É necessário ajustar as necessidades das populações às alterações demográficas e proporcionar a resolução dos seus problemas, dado que os doentes necessitam dum serviço completo!
Sabendo que é da competência das Câmaras Municipais a prevenção da toxicodependência, propomos (ponto 1 da proposta) que sejam celebrados mais protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima, o IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência e os Agrupamentos Escolares do município, visando o desenvolvimento de competências psicossociais no sentido de promover nos alunos das escolas do município a tomada de decisão, reflectida e autonómica, perante o aliciamento de substâncias psicoactivas.(...)
A Prevenção é essencial, sobretudo no Meio Escolar, e tem como objectivos o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, a melhoria da qualidade dos espaços físicos e relacionais, a minimização dos factores de risco ligados aos comportamentos desajustados e ao uso/abuso de substâncias lícitas e ilícitas, bem como a difusão de informação adequada sobre estas temáticas.
Atendendo não só a esta problemática da toxicodependência, mas também no que diz respeito aos hábitos alimentares dos Limianos, propomos (ponto 2) que sejam promovidos encontros entre os diferentes profissionais que prestam serviços no contexto da alimentação ao serviço da autarquia limiana e/ou outras autarquias, de modo a favorecer-se a troca de experiências e a sensibilização para os cuidados da alimentação saudável e das consequências da obesidade.Neste concernente, sugerimos a participação em Congressos na área da Alimentação e Autarquias, bem como a celebração de protocolos com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, de modo a podermos ter apoio de nutricionistas nas cantinas das nossas escolas, desde o 1º ao 3º ciclos e ensino secundário, proporcionando ainda aos alunos a sensibilização para o consumo de sopa, legumes, fruta e menos glúcidos ou fast food (hamburguers, pizas etc).(...)
Defendemos ainda a criação de um serviço de apoio aos idosos proporcionando uma melhoria da qualidade de vida aos idosos do concelho de Ponte de Lima, através da criação de condições para uma maior autonomia das pessoas no seu domicílio, apoiando o idoso em pequenas tarefas domésticas, defendemos um serviço de transportes qualificado do idoso ao Centro de Saúde; por isso propomos (ponto 4) garantir o apoio domiciliário a idosos sem retaguarda familiar, auxiliando-os em pequenas tarefas domésticas como substituir uma lâmpada, trocar um vidro partido ou até mesmo em pequenas obras nas habitações, sem esquecer o transporte do idoso ao Centro de Saúde mais próximo.(...)
Por fim, é preciso sensibilizar as populações para a promoção da saúde, sendo certo que estes devem sentir-se apoiados. (...).Por exemplo, reformulação dos cuidados de saúde primários, extinção das sub-regiões de saúde, desfasada da criação dos agrupamentos de centros de saúde; é necessário trabalhar em conjunto; não há reformas coordenadas, não há modelo coerente que norteie estas medidas, nem objectivos claros nesta área. Há uma disfunção resultante da falta de políticas correctas e tecnicamente fundamentadas.(...)
Assiste-se a uma ideia fixa de “economicismo” imediato. Este Governo trata a Saúde como um Tsunami, danificando o Hospital, suspendendo serviços, deslocou profissionais, deixou gabinetes vazios, enfim, desorganizou, deslocou, desmotivou e desiludiu.Dificultou ainda o acesso dos doentes aos cuidados de saúde, não aproveitando as capacidades hospitalares já instaladas. Nesta matéria, defendemos a reestruturação da prestação dos cuidados de saúde com capacidade já instalada, e definidas geograficamente, em espaços geográficos determinados, como sejam Freixo; Refoios; S. Martinho da Gandra, conferindo-lhe mais valências, aproveitamento de recursos e proximidade com os utentes.Será que poupar é retirar serviços aos doentes, reduzindo recursos humanos, médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico terapêutico, porteiros, entre outros, do nosso Hospital Conde de Bertiandos?
Não vamos politizar sobre a saída Medicina Interna do nosso Hospital. Na altura certa, tomamos as medidas que entendemos convenientes, alertamos a comunicação social escrita e falada e entidades locais; fizemos chegar a nossa actualidade e as nossas preocupações aos deputados do PSD na Assembleia da República. Neste ponto, fomos informados que iriam averiguar a nossa informação, mas que a decisão tinha sido tomada ao nível local (Viana). Neste momento, aguardamos e esperamos que impere o bom senso.
Os meios complementares de diagnóstico, isto é, radiologia, análises, medicina física e de reabilitação, contribuem decididamente para a boa decisão dum diagnóstico que satisfaça as necessidades da população.É necessário tomar medidas para que os doentes que se dirigem ao UBU (Unidade Básica de Urgência), que ainda é o caso do Hospital de Conde de Bertiandos, tenham um serviço completo: necessitam, por exemplo, de ter análises clínicas 24 horas por dia. Actualmente, sempre que o doente chega ao Hospital fora do horário de funcionamento daquele serviço e necessita de exames, aguarda no Hospital até ao dia seguinte ou terá que se deslocar a Viana do Castelo, a fim de fazer análises, e retornar a Ponte de Lima. Autêntica incoerência, a que acresce o facto do nosso hospital possuir já capacidade instalada para a resolução deste problema.Na verdade, existem diagnósticos, que tratados a tempo, têm cura. Por isso, não esperemos.
É necessário alargar o funcionamento de serviço de medicina física e de reabilitação até às 20:00 horas. Existem excelentes condições físicas, excelentes profissionais e doentes que aguardam tratamento.(...)
No nosso concelho temos várias pessoas com incapacidades, que não têm qualquer apoio. É preciso referenciar esses casos e ajudar essa realidade escondida.
terça-feira, julho 07, 2009
Em tempos foi construído um bar no Arnado. Esse bar, com características estivais teve o infortúnio de se confrontar com o traiçoeiro Lima, em dia de cheia e... desapareceu.
Mais tarde, como estrutura de apoio à primeira Praia Fluvial com bandeira verde, içada com pompa e circunstância, foi construída uma estrutura de madeira, para apoio à praia, incluíndo um bar. A praia deixou de o ser, porque as águas do Lima tornaram-se impróprias para banhos, o bar manteve-se mas, infelizmente, também desapareceu devido a um incêndio.
Aquele local parece amaldiçoado, um bar foi pela água abaixo e outro ardeu por completo, e a praia que dava sentido ao bar, cedo deixou de ser praia e de ter dieito à bandeira azual que a certificava.
O certo é que, mesmo sem praia, o bar do Arnado estava a ser reconstruído pela autarquia. Só que agora já não era uma estrutura de apoio, de carácter provisório. A autarquia decidiu construir uma estrutura permanente, em betão e vidro, precisamente no mesmo local da anterior. O problema é que o fez sem respeitar as regras que obriga todos os munícipes a cumprirem, ou seja, sem obter o parecer da entidade que superintende o património. Agora, a obra está embargada, depois de algumas vozes se terem levantado contra a localização e a forma como a obra se estava a realizar. Agora a Assembleia de Freguesia de Arcozelo aprovou uma moção, contestando a obra municipal.
Do Município não se ouviu uma única palavra. Significativo...
segunda-feira, julho 06, 2009
Grande domínio, excelentes resultados!
23 vitórias foi o saldo da participação do Clube Náutico nos nacionais de pista em Montemor-o-Velho, a que se junta outras 29 presenças no pódio. O saldo final foi uma indiscutível vitória colectiva, dando sequência ao grande domínio da canoagem nacional exercido pelo clube de Ponte de Lima nos últimos anos. Individualmente o destque vai para Nuno Barros, vencedor dos 1000 e 500 metros em C1, além do posto mais alto do pódio em C2, nas distâncias de 200 e 500 metros. Já Fernando Pimenta venceu a prova de K1 500, ficando a dois décimos de segundo de Emanuel Silva em K1 1000. De registar ainda a sua participação vitoriosa em K2 200m.
De registar ainda, no capítulo individual, a vitória de Ana Pimenta em K1 1000, na categoria de Cadetes femininos.
C4 Séniores 1000m - Francisco Oliveira / Olefirenko Olerseevich / Luís Capitolina / Nuno Freitas (1º)
C4 Juniores 1000m - Eduardo Correia / Tiago Correia / João Morais / António Fernandes (2º)
K2 Iniciados femininos 1000m - Ana Correia/Bárbara Antunes (3º)
C1 Infantis 1000m - Renato Trigueiro (3º)
K2 Infantis femininos 1000m - Bárbara Melo / Cláudia Pereira (2º)
K4 Iniciados femininos 1000m - Ana Correia / Bárbara Antunes / Ivânia Robalo / Bárbara Pereira (2º)
K4 Cadetes 1000m - Artur Fernandes/Hélder Cruz/João Teixeira/Bruno Cerqueira (1º)
C2 Séniores 1000m - Luís Capitolina / Nuno Freitas (2º)
K1 Infantis femininos 1000m - Bárbara Melo (3º)
K1 Cadetes 1000m - João Silva (2º)
K1 Juniores 1000m - Diogo Lacerda (2º)
K1 Séniores 1000m - Fernando Pimenta (2º)
K1 Juniores femininos 1000m - Joana Sousa (3º)
K4 Juniores 1000m - Roberto Martins/Fábio Caetano/Jorge Esteves/Clife Pedro (2º)
K2 Juniores 1000m - Roberto Martins/Fábio Caetano (3º)
K1 Séniores 500m - Fernando Pimenta (1º)
C1 Séniores 500m - Nuno Barros (1º)
C2 Juniores 500m - Rui Lacerda/António Fernandes (1º) C2 Séniores 500m - Nuno Barros / Francisco Oliveira (1º)
K2 Juniores femininos 500m - Joana Sousa/Cristiana Pona (1º)
K4 Infantis femininos 500m - Patricia Sousa/Cláudia Pereira/Mariana Barros/Ana Vieira (1º)
C4 Infantis 500m - João Viana/André Saraiva/José Vieira/Tiago Leones (1º)
K4 Infantis 500m - Francisco Magalhães/André Saraiva/José Vieira/João Morais (1º)
K4 Cadetes 500m - Artur Fernandes/João Teixeira/Bruno Cerqueira/Hélder Cruz (1º)
K4 Juniores 500m - Diogo Lacerda/Roberto Martins/Fábio Caetano/Clife Pedro (1º)
C1 Infantis 500m - Renato Trigueiro (2º)
K2 Infantis femininos 500m - Mariana Barros / Ana Vieira (3º)
K4 Iniciados femininos - Ana Correia / Bárbara Antunes / Ivânia Robalo / Bárbara Pereira (2º)
C2 Infantis 500m - Renato Trigueiro/Tiago Leones (2º)
K1 Cadestes 500m - João Silva (3º)
K1 Juniores 500m - Diogo Lacerda (3º)
K1 Juniores femininos 500m - Cristiana Pona (3º)
K4 Cadetes femininos 500m - Ana Pimenta / Sara Lacerda / Sandra Nunes / Rita Malheiro (2º)
C4 Cadetes 500m - Luís Ferraz / Mário Vieira / Frederico Lima / João Lopes (2º)
C4 Séniores 500m - Francisco Oliveira / Ivo Baptista / Luís Capitolina / Nuno Freitas (2º)
C2 Cadetes 500m - João Lopes / Nuno Quintela (2º)
K4 Séniores 500m - Fernando Pimenta / Hilário Lemos / Jorge Castro / Ernesto Morais (2º)
C2 Séniores 200m - Nuno Barros / Francisco Oliveira (1º)
K4 Juniores 200m - Diogo Lacerda / Jorge Esteves / Roberto Martins / Fábio Caetano (1º)
K2 Séniores 200m - Fernando Pimenta / Hilário Lemos (1º)
C4 juniores 200m - Eduardo Correia / Tiago Correia / João Morais / António Fernandes (2º)
C1 Séniores 200m - Olefirenko Olerseevich (3º)
K1 Juniores 200m - Clife Pedro (3º)
domingo, julho 05, 2009
Os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima estiveram em grande plano nos nacionais de pista realizados este fim-de-semana em Montemor-o-Velho, sendo de realçar as vitórias de Fernando Pimenta em K1 500 e Nuno Barros em C1 500 e C1 1000.
Ver notícia de "O Jogo".
sábado, julho 04, 2009
Está a decorrer em Montemor-o-velho, desde ontem, a edição 2009 do Campeonato nacional de Regatas em Linha em canoagem, que contará com a presença de 50 clubes e perto de 900 atletas. Nestes três dias de competições serão realizadas 369 regatas.
Aguardamos com expectativa os resultados do Clube Náutico de Ponte de LIma, grande favorito à vitória colectiva, e de Fernando Pimenta que reeditará mais um duelo com Emanuel Silva nos 500 e 1000 metros em K1.
sexta-feira, julho 03, 2009
De repente, uma enorme animação invadiu a blogosfera. Se, por um lado, fiquei muito satisfeito pois, finalmente, parece haver gente disposta a discutir os problemas de Ponte de Lima, por outro constato que os comentários do blogue estão a servir de campo de batalha para uma "guerra" que, infelizmente, surge em período pré-eleitoral.
A discussão, desapaixonada, argumentada, séria e inteligente dos problemas de Ponte de Lima deve nortear o blogue e, tomo a liberdade de o solicitar a todos os que o "frequentam", os comentários. Só com argumentos fortes e sustentáveis, com ideias inovadoras e capazes de ajudar os nossos políticos a decidirem melhor, se conseguirá credibilizar as opiniões.
O insulto e as insinuações que eventualmente fiquem no ar, deixam um ar de vazio e de descredibilização.
Obrigado pela atenção e, por favor, discutamos Ponte de Lima!
quinta-feira, julho 02, 2009

quarta-feira, julho 01, 2009
A Câmara de Ponte de Lima, em reunião de 1 de Junho, deliberou aumentar os apoio concedidos a crianças provenientes de agregados familiares carenciados, para alimentação e aquisição de livros escolares.
Os beneficiários do escalão A terão direito a 100% do valor das refeições e a 40 euros para livros. Os beneficiários do Escalão B terão um apoio de 1,25€ para as refeições e 20 euros para livros. Foi criado um terceiro escalão, cujos beneficiários terão um apoio de 1€ por refeição.
Trata-se de mais um passo em frente na acção social escolar para o pré-escolar e 1º Ciclo, esperando-se agora que seja alargada também ao material escolar.