quarta-feira, maio 20, 2009


O grave problema do estacionamento em Ponte de Lima

A bem conseguida obra da marginal limiana, agora "estendida", sem concurso público nem qualquer discussão, até ao interior do centro histórico (Rua Inácio Perestrelo e Rua Fonte da Vila) vem acentuar o problemática do estacionamento de proximidade, determinante para a sobrevivência do sector comercial na zona.
Com o desaparecimento de largas dezenas de lugares de estacionamento do Passeio 25 de Abril, Largo António Magalhães, Largo de Camões, Largo de S. João, Rua Inácio Perestrelo e Rua Fonte da Vila, a única solução de proximidade é o areal. Esta zona, em péssimo estado e sem qualquer tipo de segurança, lamacenta com chuva e poeirenta com sol, não agradará decerto aqueles que pretendem dirigir-se ao centro histórico e aí fazer as suas compras. A opção será, infelizmente, optar pela concorrência das zonas novas da vila, sem dificuldade de acesso, estacionamento e com vantagens na proximidade.
Este tipo de intervenções, que no abstracto beneficiam a zona, deveriam ser pensadas de outra forma, planificadas no tempo e noutras condições. Não nos parece correcto que tenham avançado com as obras sem criarem verdadeiras alternativas. O lirismo dos parques da perifieria para quem necessita de, diariamente, aceder ao centro histórico, não colhe e não resultará nunca.