segunda-feira, maio 25, 2009

A Lenda do Rio Lethes

Avança já, junto ao Rio Lima. O monumento ao folclore é o senhor que se segue, também na zona da marginal do rio do esquecimento.
Não há fome que não dê fartura, mas é bom que a vila tenha as suas personalidades, os seus usos e costumes, as suas lendas representadas, ao alcance dos locais e daqueles que nos visitam, que habitualmente registam para memória futura tanto os monumentos como a estatuária. As pressas são inimigas do rigor, mas que tem sido dados passos positivos, lá isso tem.
Num exercício pouco rigoroso, por ordem cronológica, são estas as estátuas, bustos ou iniciativas de homenagem a personalidades actualmente existentes em Ponte de Lima:
António Feijó
Conde de Bertiandos (No Hospital)
Norton de Matos
Teófilo Carneiro
Conde d'Aurora
Placa que assinala os limianos mortos em combate no ultramar
Monumento ao Tocador de Concertina
D. Teresa
Miguel Roque dos Reys Lemos (Arquivo Municipal)
José Rosa de Araújo (Arquivo Municipal)
Vaca das Cordas
Cardeal Saraiva
Lenda do Rio Lethes (a inaugurar no dia 10 de Junho)
Monumento ao Folclore (Povo que lavas no Rio?), a inaugurar brevemente (provavelmente na ecovia)

Mas ainda não está encerrado o ciclo das estátuas. Falou-se muito, em tempos, de um monumento ao garrano, raça autóctone tão do agrado do nosso Presidente do Município, inspirado naquele existente na rotunda à entrada da cidade galega de Vigo, cujo autor chegou a ser contactado; falta ainda uma merecida homenagem ao bombeiro voluntário.
Por outro lado, o Conde da Barca, figura prominente da nação, bem podia ser uma das próximas figuras a homenagear a título individual, enquanto que os limianos mortos na 1ª Guerra Mundial esperam o reconhecimento da sua pátria e terra natal; António Ferreira, outro dos grandes poetas limianos, "cantor do Lima" também espera a sua vez para ser imortalizado nesta terra, ao lado de António Feijó e Teófilo Carneiro.

Sobre esta questão, e numa perspectiva diferente, a opinião de André Fávio Rocha

PS. Sobre as obras de implantação do monumento à lenda do Rio Lethes, será publicado um outro "post"