sexta-feira, maio 08, 2009

Foi rasgado o projecto? (2)

Como já tivemos oportunidade de aqui afirmar, num país civilizado, uma obra realizada numa zona urbana, com implicações directas no dia-a-dia dos habitantes e comerciantes, era apresentada e discutida publicamente. As obras realizadas no centro histórico de Ponte de Lima não foram, como não o são quaisquer obras realizadas no concelho de Ponte de Lima. Se bem me lembro, a única que foi objecto de discussão pública, com apresentação de várias propostas para o local, em meados da década de 90 do século passado, até hoje ainda não se concretizou. Referimo-nos ao areal, a uma das zonas mais nobres de Ponte de Lima que deveria ser a primeira a merecer uma intervenção e será, paradoxalmente, a última. E como referia André Flávio Rocha, num comentário neste blogue, a intervenção que aí vier a ser efectuada vai trazer ainda mais problemas ao centro histórico pois, com toda a certeza, não manterá os lugares de estacionamento actuais. Se a estes subtrairmos as largas dezenas que acabam de ser retiradas, depressa se poderá concluir que os problemas avolumar-se-ão.
Hoje, o centro histórico está deserto, desvalorizado, "abrindo" apenas ao domingo! E para esta realidade muito tem contribuido a política do Município...
Voltando às obras em curso, o único projecto conhecido e aprovado no Município é aquele que aqui tivemos oportunidade de mostrar. Tudo o resto, que publicamente nunca foi mostrado ou anunciado, foi decidio nos gabinetes e deverá ser pago pelo célebre expediente dos "trabalhos a mais". Obviamente, sem mais comentários!