domingo, outubro 05, 2008

Este futebol português...

No meio das confusões do ultra-mediático "Apito Dourado", dos penaltis mal assinalados ou não sancionados da Primeira Liga, dos quentes comentários a qualquer pé que toca numa bola, que preenchem o serão televisivo de muitos canais, ninguém se apercebeu que a Federação Portuguesa de Futebol mandou repetir NA ÍNTEGRA, o jogo Fafe-Limianos, a contar para a terceira jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Série A.
Vamos aos factos: Em Fafe, estavam decorridos 47 minutos de jogo quando caiu sobre a cidade uma enorme tromba de água, que obrigou a equipa de arbitragem a interromper a partida. Nesse momento, "Os Limianos" venciam merecidamente por 2-0 e dominavam por completo o jogo.
O terreno não ficou nas melhores condições, as linhas não tinham a visibilidade necessária. No entanto, segundo testemunhos diversos, se as linhas fossem repostas, havia condições mínimas para que a partida continuasse, pois a intempérie diminuiu a sua intensidade. Só que não foi feita qualquer tentativa de repor as marcações e a equipa de arbitragem interrompeu definitivamente a partida. Na sala de imprensa, responsáveis do Fafe logo afirmaram convictos que o jogo seria repetido na íntegra.
Sobre esta questão, os regulamentos são omissos, apenas prevendo a conclusão do jogo, caso falte a energia eléctrica. No entanto, soa a uma enorme injustiça a decisão federativa.
Não se pode compreender, nem se pode aceitar que, estando uma equipa a vencer um jogo folgadamente, controlando todas as operações, seja tão penalizada devido a um factor natural, ao qual é absolutamente alheia.
Acrescente-se que o Fafe não está na divisão desejada, montou toda uma estrutura para a 2ª Divisão, de onde foi afastado por decisão da justiça federativa. Não queremos sequer acreditar que exista qualquer relação entre estes dois factos, mas que é uma decisão carregada de injustiça e desrespeito pela verdade desportiva, lá isso é...
Para acrescentar mais um elemento de desfaçatez à decisão federativa, os senhores que gerem aquela estrutura do futebol português marcaram a repetição do jogo para as 15h00 da quarta-feira, dia 8 de Outubro, um dia de semana, dia de trabalho, onde uma equipa profissional, o Fafe, vai defrontar uma equipa amadora, "Os Limianos", com a totalidade do plantel a ter que mendigar uma folga ao patrão para poder jogar.
Se a primeira decisão dá vontade de rir dos senhores, que fazem o que querem e lhes apetece do futebol nacional, esta é de bradar aos céus, não escondendo sequer o descarado favorecimento que é dado ao Fafe, que tão sentido estaria com a FPF desde o início de época!