quinta-feira, outubro 23, 2008


António Matos Reis ganha importante prémio

O limiano António Matos Reis acaba de ser distinguido com o Prémio A. de Almeida Fernandes, instituído em 2004 pela fundação Dona Mariana Seixas, de Viseu, e que distingue anualmente estudos de investigação de história medieval portuguesa.
Este prémio foi conquistado com o trabalho “História dos Municípios [1050-1383]", que a Livros Horizonte editou em 2007, na colecção Horizonte Histórico.

Como referiu José Vieira no seu espaço "Da Minha Sebenta", "este prémio é mais um reconhecimento à qualidade do nosso conterrâneo, um dos mais importantes investigadores portugueses da história do municipalismo e dos municípios portugueses e o nome que traz associado – Armando de Almeida Fernandes – é uma justa homenagem a um brilhante e, por vezes, controverso autor a quem o concelho de Ponte de Lima ficou a dever um testemunho de gratidão, atendendo ao valioso contributo que deu para o conhecimento histórico do nosso município em obras como “Ponte de Lima na Alta Idade Média” (1960) e “Ainda Ponte de Lima Altimediévica” (1963)".

Nem mais, assinamos por baixo e aqui deixamos expresso o enorme orgulho que sentimos pela atribuição deste prémio a esta grande figura limiana. Infelizmente a obra que permitiu a conquista deste prémio não tem sido vista nos escaparates limianos. Distracção?
Por sinal, porque não pensar seriamente na reedição das obras do patrono do prémio, Armando de Almeida Fernandes, tão importantes que são para o conhecimento da história medieval de Ponte de Lima?