quarta-feira, agosto 02, 2006

AS FEIRAS NOVAS ESTÃO AÍ!

As Feiras Novas 2006 foram já apresentadas. Em equipa e programa que vence, não se mexe, parece ser esta a máxima da organização. E bem.
Fundamental é corrigir alguns aspectos que têm funcionado menos bem o que,em parte, parece ser a preocupação dos responsáveis. Muito positiva a intenção de dar mais espaço aos transeuntes, retirando-o aos comerciantes; o estender da festa, procurando mais insistentemente levá-la até às novas zonas de S. João.
Num entanto um aspecto deve merecer ponderação e preocupação. Foi referido que não será permitida música gravada na zona das Pereiras, no centro histórico, alegadamente por razões de segurança com base num relatório elaborado pela PSP. Assim, toda aquela animação seria transferida para a Expolima, agora transformada no grande centro de animação de Ponte de Lima.
Esta decisão, com a qual não concordo, levou-me a reflectir sobre o passado das festas e as razões que atraem à nossa vila tantos milhares de forasteiros, oriundos de todo o país. Entre outras, são elas:
1. O cariz popular das festas;
2. O seu programa alinhado com as raízes da região;
3. A sua localização no tempo, onde a concorrência das férias e de muitas outras festas, romarias e acontecimentos diversos não se faz sentir;
4. A história e tradição da romaria;
5. A espectacularidade, genuinidade, espontaneidade e cariz marcadamente juvenil (uma faceta das festas que não pode ser esquecida) da festa no centro histórico, designadamente a zona das Pereiras, com condições naturais únicas para aquele tipo de actividade. É uma faceta moderna das festas, que contribuiu para o seu crescimento e afirmação e que a torna incontornável na agenda de muitos milhares de pessoas, de norte a sul do país.

Retirar a música gravada daquela zona é esvaziar por completo aquele espaço de animação.
Concordo com a definição de regras rígidas, mas discordo frontalmente e em absoluto, da decisão. As consequências podem ser nefastas para quem deseja que a animação continue e que as Feiras Novas continuem a ser referência.
De entre as regras que podem ser definidas e implementadas, sugiro a definição de uma hora limite para a passagem de música gravada (3 ou 4 horas) e para a abertura dos bares (4 ou 5 horas); limite do número de colunas e bares exteriores; a implantação de um posto de primeiros socorros (na zona da capela das Pereiras) que evite o vai e vem de ambulâncias por entre a multidão; presença permanente de um corpo de segurança na zona; utilização da zona da Expolima como um "after hours" que receba os frequentadores das Pereiras após o "encerramento" desta;

Entendo esta questão como muito importante para o sucesso das festas. É fundamental fazer sentir à Comissão de Festas a viabilidade desta proposta. Proponho, por isso, que este blog constitua um espaço de intervenção cívica, solicitando que neste "post" sejam deixadas mensagens de apoio ou reprovação à intenção da Comissão de Festas eàs ideias aqui expostas, que depois serão encaminhadas para o município.
PARTICIPA!