segunda-feira, julho 31, 2006

AGOSTO QUENTE!

Muitos eventos estão programados para este Agosto, que se prevê quente e animado, em tempo de férias, muitos visitantes e do regresso, embora temporário, de inúmeros filhos desta terra que não abdicam de voltar às suas raízes em cada ano que passa. Antes da feira dos petiscos, que também se vai realizar na baptizada Expolima, agora pólo congregador de tudo o que se faz em Ponte de Lima (um exagero, sobretudo quando são evidentes algumas deficiências do espaço, vamos ter o Festival Ponte de Lima, uma adesão às modas festivaleiras do Verão português. Felizmente com um toque inovador: a música portuguesa. Embora não incluído no programa do festival, o dia 3 marca o regresso a Ponte de Lima dos "Madredeus" talvez o grupo português que, actualmente, mais sucesso internacional está a ter. Tendo em conta o tipo de música, o enquadramento da Expolima não será o melhor, mas saúda-se a realização em Ponte de Lima de espactáculos como este, estes sim os que criam públicos e hábitos de consumo cultural. Nos três dias subsequentes, e aproveitando as infraestruturas construídas para os Madredeus, realiza-se o festival Ponte de Lima com os Pólo Norte (dia 4), Toranja (dia 5) e Da Weasel (dia 6). Não sou um entusiaste de importanção de modelos já gastos noutras paragens. Espero que a iniciativa seja um sucesso e que possa ser replicada noutros anos e noutras alturas do ano, numa procura de animação e atractividade para esta terra que bem a precisa.
Para lá da Feira dos Petiscos (11 a 15 de Agosto), teremos Cinema ao ar livre no Mercado Municipal (15 a 19), uma inovação que traz a sétima arte de regresso ao centro da vila; Feira dos Saldos (19) na Expolima; o espectáculo Tango com Marko Gonzalez (26) e, no Festival de Jardins, "Voz Angelis".
O dia 1 marca o arranque das iniciativas com uma exibição internacional de folclore no Largo de Camões, com grupos da Arménia, Chile, Filipinas, Sérvia e Taiwan, participantes no Festival Internacional de Barbeita - Monção.
Uma ressalva. Com a transferência dos Da Weasel para o Festival de Ponte de Lima (6 de Agosto), o projectado concerto para comemoração do Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto) ficou sem efeito. Esta é uma data que, decididamente, não pode ficar sem ser assinalada!


Apontamento...

O que se está a passar em Ponte de Lima com a campanha "Um Dia pela Vida", que visa angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e promover a informação sobre esta problemática, merece um estudo de caso. De facto, a dinâmica deste movimento, a adesão da população e o impacto das iniciativas tem sido enorme. Atrevo-me mesmo a dizer que nunca a sociedade limiana esteve envolvida numa causa como neste caso. Sem dúvida, uma boa demonstração de que, com uma boa estratégia, uma boa política de contactos e envolvência dos limianos, é possível fazer grandes coisas com um conjunto de ideias simples mas muito bem sucedidas. Parabéns Ponte de Lima!

O Festival de Ópera de Ponte de Lima foi um sucesso, segundo os seus promotores. Sempre aqui afirmamos a virtualidade daquela iniciativa. O sucesso está intimamente ligado à qualidade do programa, qo enquadramento dos espectáculos e à permanência e persistência do Festival. No próximo ano, estou seguro, será ainda melhor.