quarta-feira, julho 26, 2006

A EXPOLIMA E O CENTRO DE CONGRESSOS

A Feira do Vinho Verde foi uma verdadeira prova de fogo para a Expolima, um espaço para exposições criado pelo município junto à Feira do Gado, mas que ainda não tinha sido oficialmente utilizado em nenhum certame. Substituir a edílica Avenida dos Plátanos numa Feira do Vinho Verde era um desafio enorme, mesmo muito difícil de superar. E tal confirmou-se, sobretudo num fim de semana em que uma tremenda onda de calor se abateu sobre Ponte de Lima. A Expolima tem boas condições para os expositores, sobretudo ao nível do conforto e da higiene. No entanto, não parece ser um local fresco e ajustado para certames a realizar de dia, durante o Verão. O futuro o dirá, mas registamos a existência em Ponte de Lima de um local para exposições. Espera-se agora é que venha a ser potenciado e utilizado muitas vezes, através da organização de mais eventos do género, capazes de dinamizar as infraestruturas construídas.

Esta questão leva-nos a reflectir, mais uma vez, sobre a zona de S. João onde foi instalada a Feira do Gado. Mais uma vez reafirmamos que, num local tão nobre, é totalmente disparatada a instalação de uma Feira do Gado. Mas agora nada há a fazer…

Uma solução para aquele espaço passa pela deslocalização da Feira Quinzenal ou de parte dela, garantindo-lhe condições de funcionamento e salubridade, projectando-a para o futuro, abandonando as características e condições medievais que hoje ostenta. Não prever uma solução destas para o futuro é hipotecar o único local que a poderá vir a albergar.

Mais grave ainda é o anúncio por parte da autarquia do arranque, já no próximo ano, das obras do novo Centro de Congressos de Ponte de Lima, com capacidade para 1200 pessoas. Este será, provavelmente o maior elefante branco de Ponte de Lima, uma vila do interior de um pequeno distrito, cada vez mais despovoado e em perda para os grandes centros, que vai ter um centro de congressos para realizar um ou dois certames por ano. Que nos livrem destas loucuras de quem gere os dinheiros públicos com tamanha irresponsabilidade. Enquanto que o elefante branco da feira do gado tem uma utilização quinzenal, este vai estar fechado grande parte do ano! Será o grande símbolo do desperdício em Ponte de Lima.


Apontamento...

O Clube Náutico de Ponte de Lima promove, mais uma vez, a iniciativa "Férias Desportivas de Verão". É, presentemente, a única instituição limiana que procura promover acções de ocupação de tempos livres em tempos de férias escolares. Porque será que o município, com tantas infraestruturas (Pavilhões, piscinas, polidesportivos, campos relvados, paisagem protegida, etc., etc.), não avança ou incentiva o aparecimento de mais iniciativas deste tipo? As crianças, jovens e os encarregados de educação certamente agradeceriam.