O SIMPLEX MUNICIPAL!
É possível efectuar os pagamentos da água através do multibanco, evitando uma deslocação à tesouraria municipal, muitas vezes incómoda e dispendiosa (o concelho é grande...). Mas este é o único exemplo, pois mais nenhuma taxa ou tarifa pode ser paga utilizando este expediente. Grande parte dos processos de pagamento ainda são incompreensivelmente rudimentares, estando longe da informatização, que beneficiaria todo o processo, em celeridade e qualidade. Estamos espectantes pelo resultado do Vale do Lima Digital, que poderá trazer alguns avanços neste campo. Mas estamos também seguros que ainda vamos esperar muito tempo por eles. Entretanto, se não se importam, alguma coisa poderia ser feita para a liquidação das taxas de conservação de colectores, toldos e reclamos publicitários, esplanadas, licenças de obras e todo o tipo de pagamentos ao município.
Ah! Até os funcionários municipais e o Presidente da autarquia sairiam beneficiados, pois gastariam muito menos tempo no serviço e no atendimento ao cidadão e evitariam uma imagem retrógada assente na burocracia e na perda inútil de tempo.
Isto é SIMPLEX!
E por falar em simplex, seria possível saber quantos processos de obras foram já despachados, ao abrigo do sistema expresso implementado pela autarquia?