terça-feira, maio 20, 2008


Vaca das Cordas vai ter munumento em Bronze

A tradicional "Vaca das Cordas" vai ter monumento em bronze no Largo da Matriz, bem perto do local onde, todos os anos, é regada com vinho. Este é o aspecto mais saliente da edição 2008 que terá lugar no próximo dia 21 de Maio, com início marcado para as 19 horas. No final, além da tradicional animação na zona histórica, haverá música no Largo de Camões.

A noite será marcada pela confecção dos tapetes floridos do Corpo de Deus, mantidos intactos até à passagem da Procissão do "Corpo de Deus" na quinta-feira 22 de Maio.

Serões de história local

O local onde será colocada a estátua da "Vaca das Cordas" tem gerado alguma polémica, por ser considerado inapropriado. A polémica pode subir de tom, quando no primeiro serão de história limiana, dedicado a Frei Francisco de S. Luiz Saraiva, mais conhecido entre nós por Cardeal Saraiva, foi reclamada uma homenagem ao "maior vulto de Ponte de Lima, através da construção de uma estátua que, com toda a lógica e pertinência deverioa ficar instalada na rua com o seu nome, perto da Igreja Matriz e da casa onde nasceu.

Este primeiro serão, realizado na Biblioteca Municipal teve casa cheia e a ocasião foi aproveitada para que um grupo de limianos, fizesse entrega ao Arquivo Municipal de um manuscrito autobiográfico inédito do Cardeal Saraiva, um acto "nobre" e de "profunda cidadania" de acordo com o Vereador da Cultura, Franclim Sousa.