quarta-feira, maio 07, 2008


A Batalha de La Lys

Passaram a 9 de Abril 90 anos sobre "A maior derrota portuguesa do séc. XX", segundo artigo publicado na revista NS de 5 de Abril. Foi o episódio mais sangrento para os portugueses que integraram as fileiras do exército português, que foi para a frente de batalha na I Guerra Mundial. "Em poucas horas 7500 homens foram feitos prisioneiros, dados como desaparecidos ou morreram" naquele que foi descrito como "o pior desastre militar português depois da batalha de Alcácer Quibir, em 1578".

Sobre os limianos que participaram na I Guerra Mundial, está Luís Dantas a preparar uma obra, que vem preencher uma grande lacuna na bibliografia limiana. Aí, com toda a certeza, será referenciado o General Norton de Matos "que, em 1949 seria candidato presidencial, em ruptura com Salazar - foi Ministro da Guerra entre 1915 e 1917", a quem coube a organização do Corpo Expedicionário Português (CEP), no Centro de Instrução de Tancos".

Do mesmo autor foi já publicada uma outra obra relacionada com aquele acontecimento. Intitula-se "A Arte e a Guerra - 1914-1918", e mais não é do que um passeio pela arte evocativa da primeira grande guerra mundial. O trabalho é exaustivo, bem organizado e, como sempre nas obras de Luís Dantas, extraordinariamente bem escrito.

(Referências retiradas de "A maior derrota portuguesa do Séc. XX", de J. A. Sousa, publicado na NS - Notícias Sábado, de 5 de Abril de 2008)