domingo, julho 22, 2007

Época recheada de sucessos
CLUBE NÁUTICO CAMPEÃO NACIONAL DE PISTA

O Clube Náutico de Ponte de Lima juntou ao seu rico palmarés mais um grande sucesso: o Campeonato Nacional de Pista, realizado recentemente.
Não se pode pedir mais ao clube limiano que, com passos firmes e devidamente consolidados, se tem vindo a afirmar como o melhor clube de canoagem de Portugal.
Na notícia da Lusa que abaixo reproduzimos, com base nas declarações de Hélio Lucas, treinador do CNPL, o sucesso assenta na formação e na cooperação com a autarquia, designadamente ao nível das instalações.
O grande entrave à actividade do clube é, nestes momentos, o estado do Rio Lima, designadamente o forte assoreamento que sofre e que impede a realização de treinos no espaço compreendido entre pontes. Um problema que, obviamente, gostariam de ver resolvido mas que tem encontrado resistências no Ministério do Ambiente.

Eis a notícia da Lusa:

"Forte investimento na formação, frutuosa cooperação com a autarquia e grande dinâmica foi a mistura que permitiu ao CN Ponte de Lima uma época repleta de êxitos na canoagem, culminada com o inédito título de pista.
Após 16 anos de existência, o CN Ponte de Lima teve a melhor época de sempre, com a "dobradinha" em regatas em linha e no Fundo, bem como com o título de campeão de Esperanças e Taça de Maratonas.
"A aposta de vários anos na formação, com captação e qualificação permanente de jovens, a parceria com a câmara municipal, com evidentes vantagens mútuas, e uma grande dinâmica da equipa de trabalho foram fundamentais para uma época repleta de êxitos em que ganhamos praticamente tudo", disse o treinador Lucas Araújo à Agência Lusa.
O protocolo com o Agrupamento de Escolas de Arcozelo, em que os jovens praticam canoagem nas aulas de educação física, tem sido determinante na captação e fixação de atletas, tal como o protocolo com a autarquia em termos de ocupação de tempos livres dos jovens em férias: "so parcerias em que todos saem claramente a ganhar".
O apoio da câmara municipal em termos de instalações também foi fundamental, uma vez que, ao contrário da esmagadora maioria dos clubes de canoagem, o CN Ponte de Lima dispõe de um Centro Náutico com todas as condições - entre outras coisas, inclui hangar e ginásio - para realizar o seu trabalho.
"O nosso maior problema é mesmo o assoreamento do rio Lima, pois está muito baixo, em muitos locais com apenas 10 centímetros, e não nos permite treinar com qualidade para alta competição, obrigando-nos a trabalhar várias vezes noutras localidades. O problema persiste há cinco anos, o ministério do ambiente já está ao corrente. Esperamos que a situação seja finalmente resolvida", lamentou.
O grupo está em permanente crescimento e "em breve" os minhotos atingirão os 200 atletas federados: "temos uns 170 inscritos, sendo que dois terços são jovens e 40 por cento mulheres, superando já os homens em alguns escalões".
A actividade do CN Ponte de Lima estende-se também ao turismo náutico, "o principal garante da estabilidade financeira do clube".
O futuro passa por "formar cada vez mais e melhores atletas, dando-lhes uma preparação de qualidade que lhes permita um dia ter uma participação olímpica".

Força, Clube Náutico, vamos em frente, em busca de um projecto Olímpico para os grandes valores que o clube possuiu!

Um facto emerge, dos resultados e das declarações de Hélio Lucas: as condições de trabalho são fundamentais para a prossecução das actividades do clube e para o sucesso desportivo dos seus atletas. O Clube Náutico provou-o com os resultados obtidos, embora o grande trabalho de Hélio Lucas e a dedicação dos atletas e dirigentes devem ser esquecidos nestes momentos de sucesso.