quinta-feira, julho 19, 2007


O TGV vai atravessar a zona urbana de Ponte de Lima?

Nuno Matos no blogue Ponte de Lima, lamentou-se porque vamos ter que aguentar com os trabalhos do TGV, cuja candidatura foi já apresentada a Bruxelas. Aqui vamos mais longe: por onde vai passar o dito cujo? A fazer fé na infografia do Expresso...

Tudo o que possa ser dito nestes momentos pode ser pura especulação. Mas, a fazer fé numa infografia publicada pelo "Expresso" de 6 de Julho, baseada em fontes da RAVE e na investigação efectuada pelo jornal, o traçado do TGV Porto-Vigo atravessa a zona urbana de Ponte de Lima, por um percurso bem próximo do centro da vila. É esta a conclusão que se pode tirar do mapa que junto reproduzimos e que nos deve fazer ponderar sobre as consequências que tal traçado pode trazer à nossa vila:
1. Em primeiro lugar provocará mais um corte abrupto no desenvolvimento, organização e equilíbrio urbano;
2. Trata-se de um "muro" que não trará nenhuma vantagem ou mais valia à nossa vila ou ao concelho. Prevê-se que a linha entre Braga e Vigo seja dedicada exclusivamente ao TGV, portanto não poderá ser utilizada por outro tipo de comboios;
3. O impacto das obras, da linha e da passagem do combóio em plena zona urbana será muito significativo;
4. Ponte de Lima é uma das poucas zonas urbanas atravessadas pelo TGV sem estação, quiçã a que impacto mais negativo terá com a passagem.

Será que, em Ponte de Lima, alguém ponderou já esta questão?
Será que foi ou será pensada alguma forma de alertar as autoridades para este facto e para a necessidade de defender Ponte de Lima do impacto do TGV na sua zona urbana?

Se não existirem soluções alternativas, que estamos convencidos existirem, pelo menos que a linha não seja exclusiva para o TGV, possibilitando a circulação de outro tipo de combóios entre o Porto e Valença pelo interior do distrito, com estação em Ponte de Lima!