sexta-feira, dezembro 29, 2006

Um Oásis

Foi muito contestado, isso é verdade. Ainda o está a ser, não o podemos ignorar. Tem aspectos que levantam ainda muitas reticências.
Mas, segundo dados revelados pelo Presidente da CCDR Norte apenas 3 PDM, num universo de 86 foram revistos até hoje. E um deles é o de Ponte de Lima. Podíamos a estar hoje a lamentar o facto do primeiro PDM ainda não ter sido revisto, sabendo que o anterior tecnicamente era bastante fraco. Mas não, estamos na vanguarda da revisão e apenas nos queixamos dos aspectos que podem estar menos bem. E são ainda muitos esses aspectos!
Neste particular, atendendo aos números, Ponte de Lima é um Oásis.

Mas não é só. Um Oásis somos também relativamente ao planeamento da maior zona urbana do concelho. Essa mesmo, precisamente a de Ponte de Lima a sua sede. Conhecemos cartas que datam de 1989 com uma proposta de Plano de Urbanização de Ponte de Lima. A partir daí nunca saiu da fase de elaboração, tendo começado a revisão antes mesmo de uma primeira versão ser aprovada. E aqui é que "a porca torce o rabo", enquanto se estuda e se fazem levantamentos o urbanismo nas zonas de expansão urbana de Ponte de Lima é o que se vê. Tirando a construção, pouco resta, porque o que interessa é construir, rentabilizar, vender. Os espaços de fruição colectiva ficam para novas núpcias.

E, já agora que falamos em urbanismo, uma referência a um dos maiores tabus dos últimos 30 anos.

Tendo em conta que as zonas de expansão urbana já vão muito além dos limites da freguesia de Ponte de Lima;
Tendo em conta que o afastamento da zona histórica é já a perder de vista;
Sendo evidente que o impacto na paisagem é cada vez mais diminuto.

Será que alguém estará disposto a deitar por terra o maior tabu do poder local democrático, ou seja, a limitação da construção a rés-do-chão + 3 pisos, que ajuda - e de que maneira - a que não existam zonas verdes e espaços de fruição pública em Ponte de Lima?
Um tema para discussão em 2007?